UERGS RECEBEU HOMENAGEM DA CÂMARA PELOS 18 ANOS DE EXISTÊNCIA

21/08/2019

21/08/19 11:07:10

Proposição foi apresentada pelo presidente vereador Douglas Cenci (PT)

| Crédito: Giana Pontalti

por Elenise Minella

Durante o espaço do Grande Expediente da sessão ordinária desta terça-feira(20), o Poder Legislativo prestou homenagem à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), que completou, em julho, 18 anos de existência, numa inciativa do presidente da Câmara vereador Douglas Cenci (PT).

A Uergs foi criada no ano de 2001, pelo Poder Público Estadual com o foco na inclusão social e no desenvolvimento socioeconômico local e regional. A Uergs foi uma das primeiras instituições de ensino superior a instituir desde o seu primeiro processo seletivo a reserva de vagas para alunos de baixa renda (50%) e para pessoas com deficiência (10%).

Em Vacaria, a Universidade iniciou sua atuação no ano de 2002 com o curso de Pedagogia, que formou 98 alunos. Em 2004 foram oportunizados os cursos superiores em Tecnologia, em 2015, o curso de Ciências Agrárias e em 2016, o curso de Agronomia em parceria com o Instituto Federal de Educação. Desde o início das atividades em Vacaria a Uergs já ofertou também três cursos de especialização e dezenas de cursos de extensão.

Em sua manifestação, durante a homenagem, o vereador Douglas Cenci destacou a trajetória da Uergs em Vacaria, relembrando os percalços enfrentados ao longo de sua atuação. Ao dirigir-se aos alunos de forma especial afirmou que os mesmos devem sentir-se privilegiados por terem acesso a uma educação pública, gratuita e com professores de excelência com mestrado e doutorado que vestem a camisa da educação pública.

Ao agradecer a homenagem recebida a Chefe da Unidade da Uergs Vacaria Daniela Basso Poletto salientou o importante apoio recebido da instituição do Poder Público Municipal e da Câmara de Vereadores, seja através do empréstimo de serviços, cedência de equipamentos ou recursos financeiros. Em 2006, foi construída a Biblioteca da unidade com recursos da Prefeitura e apoio da Câmara e em 2018 o Legislativo realizouu a doação dos projetos executivos que foram feitos pela prefeitura para a reforma e ampliação da unidade. No momento aguarda-se apenas a liberação dos recursos aprovados na Consulta Popular de 2018.