UERGS SERÁ HOMENAGEADA NA CÂMARA

20/08/19 08:07:20

Universidade Estadual foi criada há 18 anos

por Elenise Minella

Nesta terça-feira(20), durante o espaço do Grande Expediente, a Câmara Municipal de Vacaria prestará homenagem aos 18 anos de criação da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), atendendo uma proposição do vereador Douglas Cenci (PT).

A instituição foi criada pelo Poder Público Estadual em 10 de junho de 2001 e teve como foco a inclusão social e o desenvolvimento econômico local e regional. Naquele momento o estado contava apenas com quatro universidades públicas federais: a UFRGS, a UFSM, a FURG e a UFPEL.

A Uergs foi uma das primeiras instituições de ensino superior a instituir desde o seu primeiro processo seletivo à reserva de vagas para alunos de baixa renda (50%) e para pessoas com deficiência (10%). A lei de cotas é de 2012 e já em 2002 a Uergs pensava na inclusão social.

Com sua reitoria sediada em Porto Alegre e presente em 24 municípios gaúchos a Uergs oferece cursos de graduação e pós-graduação nas três áreas do conhecimento Ciências Humanas, Ciências Exatas e Engenharias e Ciências da Vida e Meio Ambiente em três modalidades: bacharelado, licenciatura e superior de tecnologia.

Em Vacaria as atividades da Uergs iniciaram com o curso de Pedagogia em 2002 que formou 98 alunos. Em 2004 ingressaram os primeiros alunos nos recém-criados Cursos Superiores de Tecnologia. Em 2015 a Uergs Vacaria ofertou vagas para o curso de Ciências Agrárias e em 2016, o curso de Agronomia em parceria com o Instituto Federal de Educação. A Uergs Vacaria já ofertou também três cursos de especialização e dezenas de cursos de extensão.