UNIÃO DA GLÓRIA COMEMORA 55 ANOS E PEDE APOIO AO LEGISLATIVO E EXECUTIVO

Entidade foi fundada em 29 de setembro de 1964

| Crédito: Maxx Produtora

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizou na terça-feira (19), sessão solene em homenagem aos 55 anos de história do Clube Recreativo e Cultural União da Glória, atendendo uma proposição de autoria do vereador suplente Alessandro Rodrigues Nunes (PT).

O Clube foi fundado oficialmente no dia 29 de setembro de 1964, com o objetivo de acolher as pessoas que na época não tinham acesso às entidades sociais do município de Vacaria, pelo fato de serem afrodescendentes.

Sua criação foi idealizada ainda no ano de 1962 por João Maria Barbosa, muito conhecido como João do Trombone. Os Barbosas, assim como a família Cabral, a família Verância, a família da Costa e a família Santos construíram a história do Clube União da Glória com os simpatizantes desta importante entidade social.

A história dos carnavais em Vacaria nos últimos 55 anos teve a participação marcante do União da Glória, que promovia bailes em sua sede social localizada na Rua Osvaldo Cruz 1389, no bairro Glória, mas de modo especial pela presença de seus associados nos desfiles de carnaval de rua.

O Clube já teve em seu quadro 1600 associados, mas há bastante tempo não realiza a cobrança de mensalidades. Sua estrutura vem sendo mantida com os valores arrecadados com o aluguel de sua sede para eventos e também através da arrecadação do evento Boteco da Glória realizado regularmente.

Desde 2017, o Clube não participou mais de desfiles de rua e precisa do auxílio do Poder Público vacariense para não deixar a tradição do samba e do carnaval de raiz realizado em Vacaria pelo União da Glória desaparecerem completamente.

Em sua manifestação, durante a sessão solene, o presidente Émerson Cléber de Souza dos Santos fez um apelo emocionado aos vereadores e ao secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Vacaria Luciano Ramos que prestigiou o evento, representando o Executivo Municipal, pela volta do Carnaval e pelo apoio do Poder Executivo e Legislativo aos projetos do União da Glória. Dentre eles Émerson destacou o Casa de Bamba, um projeto de inclusão social voltado às crianças, através do aprendizado da história do samba e do uso dos instrumentos musicais de percussão.

Durante a solenidade o vereador André Rokoski (MDB) e o vereador Douglas Cenci (PT) comprometeram-se com o Clube e sua diretoria para o encaminhamento de emendas impositivas referentes ao orçamento do município para o próximo ano de 2020.