UNIDADES DE SAÚDE DOS BAIRROS BORGES E BARCELLOS RECEBERAM NOVA DENOMINAÇÃO

22/02/2022

22/02/22 03:16:51

Proposições foram apresentadas pelo vereador Moacir para atender os pedidos dos moradores dos bairros

| Crédito: Camyle Rosa

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade durante sessão ordinária realizada na segunda-feira (21) novas denominações para as Unidades de Saúde do bairro Barcellos e do bairro Borges atendendo proposições de autoria do vereador Moacir Bossardi (PSDB), através dos projetos de Lei Legislativos 002/2022 e 003/2022.

A Unidade de Saúde do bairro Barcellos passou a chamar-se Antonio Carlos Moreira.

Antônio Carlos Moreira nasceu em 02/12/1940, em Vacaria e faleceu dia 26/01/2004.
Foi casado com Maria Leonor Borges Moreira, com quem teve 4 filhos:
Lubia Marines Moreira Ramos
Eva Lubiana Borges Moreira
Rubia Inês Moreira Scharamell
Carlos Moises Borges Moreira
10 netos: Samuel, Rebeca, Kalebe, Marilia, Rubem, Mariana, Bruna, Brenda, Felipe e Bernardo.
E 2 bisnetos : Júlia e Rubem

Antônio Carlos Moreira trabalhou por muitos anos na Lotérica Paquetá.
Era formado em contabilidade, foi Conselheiro Tutelar, foi também Professor de Xadrez que era sua paixão. E nas suas horas vagas gostava de estar no sítio.
Antônio Carlos Moreira era um homem simples, mas com um coração grande. A paz, o amor, a tranquilidade e o respeito faziam parte da sua vida. Antônio Carlos sempre tinha uma palavra de incentivo a todos. Era um conselheiro sábio, trabalhador e gostava de desafios.
Via no xadrez uma oportunidade para as crianças e adolescentes desenvolverem a inteligência.
Como pai, era um porto seguro para seu filhos, ao lado dele nunca faltava amor, cuidado e segurança.
Antônio Carlos Moreira foi muito feliz e muito amado por todos! Será sempre lembrado com carinho e ternura por todos que tiveram a oportunidade e o privilégio de conhecer e conviver com ele.

A Unidade de Saúde do bairro Borges passou a chamar-se Tereza Catarina de Almeida Rodrigues.

Tereza Catarina de Almeida Rodrigues, nasceu no dia 1 de agosto de 1935, no interior do distrito da Capela da Luz.
Tereza Catarina de Almeida Rodrigues, filha de Israel Antônio de Almeida (in memoriam) e Roza Pereira de Almeida (in memoriam), foi uma figura muito importante e presente na história da comunidade do Bairro Borges.
Em 1959 mudou-se para Vacaria, casou-se com Celso Rodrigues de Campos (in memoriam) com quem teve:
02 filhos: Alencar de Almeida Rodrigues (in memoriam) e Salete Rodrigues Guelso.
04 netos: Amanda, Leonardo, Michel e Patrick.
Genro: Danilo Pereira Guelso

Lecionou no Grupo Escolar Manoel Duarte, localizado no batalhão rodoviário no período de 1963 a 1968, mudando-se para o bairro Borges neste mesmo ano.

No ano de 1971 idealizou e iniciou a construção de uma igreja no bairro, conseguindo uma capela de madeira por doação e a levando ao local onde hoje está localizado o salão da comunidade. Em 1977, ajudou a arrecadar fundos para iniciar a construção da igreja de material, que teve sua pedra fundamental lançada em 1981 antes de sua conclusão. Foi presidente da comissão da comunidade São Francisco de Assis nos anos de 1971, 1978 e 1998, onde coordenava a parte religiosa e os trabalhos da cozinha no salão comunitário durante as festas do padroeiro e no geral.

Foi durante muito tempo a única ministra da eucaristia da igreja, realizando muitas vezes a bênção nos falecidos do bairro quando o padre não estava disponível. Também foi catequista e zeladora de capelinha. Participou por muitos anos do grupo das mães, no salão da comunidade, onde ministrava aulas de macramê, ponto cruz e artesanato para os moradores do bairro.
Após aposentar-se, dedicou-se a sua família e a igreja, sempre se fazendo presente como ministra da eucaristia e na organização dos cultos, mesmo com problemas de saúde. Até o final de sua vida, dedicou-se a ensinar macramê, artesanato e conteúdos escolares para quem quisesse, sem cobrar nada.

Tereza faleceu no dia 26 de julho de 2021, aos 85 anos, após viver uma vida se dedicando a doar-se pelo que acreditava e amava.