VEJA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO GABINETE DA PRESIDÊNCIA ENTRE OS DIAS 10 E 14 DE JANEIRO

14/01/2022

14/01/22 05:05:33

Segunda semana de trabalhos no gabinete da presidência contou com visitas da imprensa e instituições.

| Crédito: Arquivo pessoal

por Giordana Grigol

Nesta segunda semana do ano, o gabinete da presidência da Câmara Municipal, por meio do vereador Fabiano Vacaria, cumpriu mais uma série de agendas pelo município. Confira!

IMPRENSA

Para começar a semana, a Tua Rádio Fátima foi o ponto de encontro do legislativo com a comunidade. Em entrevista pela manhã, a pauta foi o início dos trabalhos legislativos em 2022, as prioridades e ações ao longo do ano. Na oportunidade, o presidente Fabiano, ainda falou sobre como pretende gerir os recursos e a forma de gestão que será implementada e seguida no exercício 2022, com o apoio e participação da Mesa Diretora.

Já no gabinete, o presidente Fabiano recebeu o sócio-proprietário do Jornal Correio Vacariense, Paulo Eriberto, que por muitos anos foi gestor e comunicador de rádio. No encontro, ambos debateram sobre as relações institucionais de trabalho, a importância da imprensa escrita e falada, relembraram histórias da cidade e falaram de aspectos importantes no âmbito da política local.

Para o canal Bombando na Serra, o presidente cedeu entrevista informal em uma conversa divertida com o produtor Fabiano Sabino. O Programa vai ao ar nos próximos dias.

INSTITUIÇÕES

A nova diretoria da OAB Subseção Vacaria também fez parte da agenda de compromissos do presidente Fabiano nesta semana. Estiveram presentes no gabinete, a presidente da instituição, Monique Dall'acua e o vice-presidente Matheus Zingalli Cunha. Ambos receberam o convite para que a OAB de Vacaria esteja representada e faça parte da Comissão Mista de trabalho na Câmara, a qual ainda deverá ser criada com o objetivo de discutir e abordar temas relevantes para a defesa e proteção de Direitos, o desenvolvimento e crescimento do município, somando forças com outras entidades e órgãos importantes, representativos e formadores de opinião.

Entre os demais assuntos abordados com os representantes da OAB Vacaria estavam a Proteção dos Direitos Humanos, Proteção dos Direitos Trabalhistas e a Igualdade Racial, a melhora dos índices da Evasão Escolar, mais proteção para as crianças e adolescentes de Vacaria e o combate para punir criminosos e diminuir os casos pedofilia.

Ainda no gabinete da presidência, foram recepcionadas a presidente da UAMVA, Samara de Fátima de Lima Campos e a 1ª secretária da Associação de Moradores do Bairro Vitória Simone Lourenço. Na oportunidade, a líder da UAMVA falou sobre as ações desenvolvidas pela Associação no decorrer de 2021 levantou algumas demandas, entre elas, o apoio para a realização do Concurso A Mais Bela Comunitária de Vacaria.

Outro assunto abordado com as lideranças de bairros foi o prazo para a eleição e sucessão da presidência nos bairros. Segundo a presidente Samara, as eleições ocorrerão de março a maio deste ano e os interessados em montar chapas e concorrer, devem fazer contato com ela para mais informações.

O 10⁰ Batalhão da Brigada Militar também fez parte da agenda semanal do presidente Fabiano Vacaria. O Comandante Major Rodrigo Schwaab da Silva fez as honras da casa e em uma conversa bastante produtiva recebeu a presidência do legislativo. Além de deixar a Câmara a disposição do Batalhão, Fabiano ouviu algumas das principais demandas da corporação. Assuntos como a frota e a segurança pública de forma geral nortearam o encontro.

Mais para o final da semana, a Promotoria de Justiça de Vacaria, por meio do promotor Luis Augusto Gonçalves Costa, foi outra instituição que recebeu atenção da Câmara. Em uma visita, o presidente Fabiano deixou o promotor a par dos Projetos em andamento no legislativo, falou sobre a importância de novos projetos sociais para o município, voltados para crianças e adolescentes e os meios de captação de recursos para mantê-los, desenvolvê-los e ampliá-los.

Assuntos como evasão escolar, aumento dos crimes de abuso sexual, saúde pública, funcionamento e apoio as entidades assistenciais de Vacaria, políticas públicas voltadas para a proteção dos idosos e meios de incentivo ao esporte, também foram pautas debatidas.

Fabiano Vacaria também cumpriu agenda no Corpo de Bombeiros de Vacaria, onde participou da entrega oficial de um caminhão para a corporação.

O enfermeiro responsável pelo CAPS, Cledson Padilha esteve na Câmara essa semana e entregou ao presidente Fabiano o convite da I Conferência Municipal de Saúde Mental, ocorrido na manhã desta sexta-feira (14) no Dom Orlando Dotti, e que teve como tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção Psicossocial no SUS.” O Secretário Municipal da Saúde, Silvandro Porto e o Diretor Executivo, Leandro Borges de Lima também receberam a visita do presidente Fabiano nesta semana.

Por fim, a Direção da Escola Estadual Bernardina Rodrigues Padilha. Na ocasião, a comitiva de professores e alunos levou até a presidência o pedido de apoio para algumas demandas da escola.

ATIVIDADES INTERNAS

Avaliações de assuntos internos da Casa e despachos aconteceram na manhã de quinta-feira (13) ao lado do contador do legislativo, Marcos Zamboni.

Vereadores como Claudiomir Lira de Lima (PSD) fez uma visita no gabinete presidencial para desejar um bom ano a Fabiano frente aos trabalhos da Câmara Municipal de Vacaria.