VEREADOR MOACIR FORMALIZA INDICAÇÃO SUGERINDO A CRIAÇÃO DE UMA FARMÁCIA MÓVEL EM VACARIA

15/08/2018

15/08/18 10:09:19

A Indicação visa facilitar o acesso da população aos medicamentos disponibilizados pelo SUS

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (14), a Indicação 34/2018 elaborada pelo vereador Moacir Bossardi (PSDB) que sugere ao Poder Executivo criar uma farmácia móvel em Vacaria.

O vereador quer facilitar o acesso da população, especialmente a que vive no interior do município, aos medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. “Fiz essa Indicação principalmente para o nosso interior, cito os moradores da Fazenda da Estrela, do Refugiado, Capão Alto. Sabemos das dificuldades que estas pessoas têm para vir buscar o medicamento. Consultam em um dia e têm que vir buscar o remédio no Centro Médico no outro. E quando estão com dor, como fica? Muitos não têm carro, precisam esperar o ônibus e gastam um dia inteiro para vir buscar o remédio”, explicou Moacir, durante a exposição da Indicação em plenário.

O vereador Fernando Lucena Maciel (PDT) elogiou a iniciativa de Moacir. “Se esta Indicação for acolhida pelo Executivo vai gerar, também, economia aos cofres públicos, pois será necessário apenas um profissional, em movimento, para entregar os medicamentos”, destacou.

A vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) também se pronunciou sobre a Indicação. “Visitei o clube Reviver nesta semana e os idosos relatam as dificuldades em buscar os medicamentos no Centro Médico, queixam-se da descontinuidade da entrega de remédios nos postos de saúde. A farmácia móvel pode ajudar não só a terceira idade, mas toda a população de Vacaria”, afirmou.

A Indicação recebeu o voto favorável de todos os vereadores e será encaminhada ao Poder Executivo que pode acatá-la ou não.

Dica: a cidade de Passo Fundo possui farmácia móvel e com apenas um veículo consegue atender 40 bairros.