VEREADOR POR UM DIA LEVA OS JOVENS À TRIBUNA DA CÂMARA

18/10/2018

18/10/18 04:02:38

Sessão Simulada contou com a presença dos alunos, professores, vereadores e assessores

| Crédito: Danilo Ciota / Elenise Minella

por Elenise Minella

A Câmara Municipal de Vacaria realizou nesta quinta-feira (18) uma sessão simulada do Projeto Vereador por um dia, reativado
depois de 10 anos a partir de uma proposição do vereador Osvaldo Grigolo Júnior (PSB), com o objetivo de proporcionar aos alunos o conhecimento das atividades políticos parlamentares.

O Poder Legislativo convidou os alunos das sete escolas de ensino médio do município para participarem. Confirmaram presença duas escolas particulares e quatro escolas públicas, totalizando 15 alunos.

ESCOLAS PARTICIPANTES E PARTIDOS

Abrelino Subtil da Silva Junior – Partido da Educação
Laysa Elyyan Ali Naji – Partido da Saúde

INDICAÇÕES APRESENTADAS PELOS ALUNOS

Os participantes do Projeto apresentaram quatro indicações que foram debatidas e votadas em plenário, sendo aprovadas por unanimidade. São elas:

Indicação 01/2018 – Autoria do Partido do Desenvolvimento – PD
Sugere ao Poder Executivo a criação do Projeto Oportunidade para todos, a ser desenvolvimento junto a empresas, instituições e entidades com o objetivo de incentivar o primeiro emprego para jovens em vulnerabilidade social que participam das mesmas.

Indicação 02/2018 – Autoria do Partido Cultural e Esportivo – PCE
Sugere ao Poder Executivo a criação do Instituto Cultural e Esportivo a fim de oferecer bolsas para alunos que formarão turmas fixas para o desenvolvimento do esporte e do teatro.

Indicação 03/2018 – Autoria do Partido da Educação – PE
Sugere ao Poder Executivo a criação de uma Plataforma Tecnológica on line de ensino, voltada aos jovens de Vacaria.

Indicação 04/2018 – Autoria do Partido da Saúde Pública – PSP
Sugere a criação do Projeto Amigo Inspetor a ser desenvolvido nas escolas municipais com profissionais treinados para executar a função de inspetor de alunos, a fim de prover os cuidados necessários à saúde dos alunos nas escolas.

Segundo informou o vereador Osvaldo Grigolo Júnior as indicações propostas na sessão simulada Vereador por um dia serão apresentadas inicialmente à Mesa Diretora e posteriormente protocoladas como proposições a serem debatidas e votadas pelos vereadores. Na sequência as proposições serão encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.