VEREADORAS DE VACARIA SE MOBILIZAM PELO AGOSTO LILÁS

16/08/2021

16/08/21 04:35:09

por Giordana Grigol

Com o lançamento da Campanha Agosto Lilás em todo o Brasil, que tem o objetivo de debater o enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas, a Câmara Municipal, por meio das vereadoras da Casa que integram a Procuradoria Especial da Mulher, está ouvindo as representantes de entidades que fazem parte da rede de proteção às mulheres de Vacaria.

Fazem parte da Procuradoria, as vereadoras Clarice Brustolin (PSDB), Silvana Montanari (PL) e Selmari Etelvina Souza da Silva (PT). A Procuradoria Especial da Mulher, órgão da Câmara Municipal, foi criado no ano de 2017, oriundo de um Projeto de autoria da própria vereadora Selmari, com o objetivo de auxiliar a rede de proteção no combate à violência doméstica e em campanhas em defesa dos direitos da mulher.

Uma das primeiras visitas realizadas pelas vereadoras foi à Promotora Bianca Acioly de Araújo, que teve como objetivo reforçar os 15 anos da Lei Maria da Penha e os seus avanços em Vacaria. A Lei 14.188/2021, que inclui a possibilidade de dano psicológico como uma das justificativas para imposição do afastamento do agressor do lar e os dados e ações da violência deste tipo na cidade, estavam entre os assuntos debatidos no encontro.

Conforme a vereadora Selmari, estes encontros com autoridades e integrantes da rede de proteção das mulheres, tem como principal objetivo levantar demandas para a criação de projetos e pautas a serem desenvolvidos pela administração municipal e que serão levados pela Câmara. “A ideia é ouvir estas pessoas para que possamos entender como está a situação atual da violência contra a mulher. É nosso papel levar as necessidades das entidades até os responsáveis e, assim, levantar sugestões de ações para efetivar a prevenção contra a violência doméstica.”

No encontro com a promotora Bianca, as vereadoras tiveram o conhecimento sobre um projeto que está sendo desenvolvido pelo Ministério Público, diante desta causa. Trata-se da Formação de Círculos de Paz, que visa trabalhar de forma integrada com a vítima e com o agressor. Entre os dados informados pela promotora Bianca, o que mais chama a atenção é sobre Vacaria estar em 4º lugar no descumprimento das medidas protetivas, somando 17% do índice.

Até agora, já foram realizados encontros também com a Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Ivanete Verza e com as presidentes das Associações de Bairros.