VEREADORES APROVAM QUATRO REPASSES DE RECURSOS NA SESSÃO ORDINÁRIA DE TERÇA-FEIRA

04/07/24 12:24:24

Sessões também foram movimentadas por discussões na sala das entidades

A semana na Câmara Municipal de Vacaria teve dois temas principais nos debates das suas sessões ordinárias de segunda e terça-feira: as alças viárias da BR 116 e a situação de animais abandonados nas ruas da cidade. O último tema, em particular, foi alvo de indicações, como uma proposta do vereador Fernando Cechinato Maciel (PL) para realizar convênios com clínicas veterinárias privadas para o pronto atendimento de animais de grande porte abandonados e doentes em via pública.

No plenário, a sessão ordinária de segunda-feira não votou projetos. Já a sessão de terça-feira aprovou quatro proposições, todas de autoria do Poder Executivo e que destinaram recursos. Dois deles são os mesmos da semana passada, mas que, por razões técnicas, tiveram que ser colocados em projetos distintos, revogando a lei promulgada na semana anterior. São os repasses de R$ 2,5 milhões para a área da saúde: R$ 1,2 milhão ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira e R$ 300 mil ao Hospital São João Batista, de Nova Prata, cujo montante será usado no pagamento de cirurgias, procedimentos e exames oftalmológicos realizados na casa hospitalar. Já o outro projeto destina R$ 1 milhão para pagamento dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) através do Contrato 236/2022 com a Empresa S & S Serviços de Saúde.

Os projetos que destinaram repasses de maneira inédita repassaram, ao todo, R$ 41 mil. R$ 21 mil foram repassados para aprimoramento na gestão do Programa Criança Feliz em Vacaria e R$ 20 mil foram enviados para a Secretaria de Esportes e Lazer. O valor será utilizado para a aquisição de uma máquina limpadora e secadora de pisos para a limpeza e a manutenção dos ginásios esportivos do município. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

COMISSÃO RECEBE DUAS REUNIÕES NESTA TERÇA

Ainda nesta terça-feira (4), foram realizadas duas reuniões da Comissão de Saúde, Educação, Segurança Pública, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente da Câmara, presidida pela vereadora Silvana Montanari (União Brasil). A primeira reunião tratou de estudos a respeito do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos. Já a segunda reunião fez a apresentação do Relatório Final da Saúde Mental.

“A importância é de que a gente estude e reveja esse plano [de saneamento básico e de resíduos sólidos] para que possamos estar contemplando aquilo que as pessoas e a sociedade trazem” - apontou a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT), integrante da comissão. Ela citou que as discussões dos pontos irão definir o futuro do plano para os próximos 20 anos e que se não forem contempladas agora, podem não ser garantidas depois. Sobre o relatório da saúde mental, Selmari ressaltou os cuidados com pessoas vítimas de alcoolismo e consumo de drogas. “São questões que elas têm que serem pensadas e os gestores públicos precisam ter sensibilidade para que possam tratar desses dois temas que definem a vida das pessoas que moram aqui” - completa.