VEREADORES APROVAM REPASSE DE R$ 579 MIL NA LEI PAULO GUSTAVO PARA O SETOR CULTURAL

12/12/23 08:19:13

Sessão ordinária de segunda-feira (20) teve sete projetos aprovados

A sessão ordinária de segunda-feira (20) visualizou mudanças na estruturas da vereança no lado do governo. Com o retorno de Deise Montanari à Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária, Cinquentinha (PSD) assumiu a liderança do governo. Para o lugar de Deise, Anderson Fiorio (PSDB) assumiu seu lugar. “Espero fazer [o trabalho] da melhor forma possível e desejo que todos os colegas tenham todas as explicações e o entendimento quando chegarem os projetos nesta casa” - comentou Cinquentinha em seu primeiro discurso como líder do governo.

A sessão teve um total de sete projetos aprovados. Um dos projetos de maior impacto envolve o setor cultural: R$ 579 mil serão repassados para o setor via Lei Paulo Gustavo. Desse valor, 40% serão repassados para projetos de pessoas jurídicas, 30% para pessoas físicas e outros 30% para associações. Interessados poderão enviar projetos com a inscrição e o plano de trabalho até o dia 30 de novembro diretamente na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, localizada na Casa do Povo. Na sequência, os inscritos serão avaliados por pareceristas através de uma comissão de seleção, como relata o diretor executivo da pasta Orlando Ribeiro. “É uma grande alegria estarmos à frente da Secretaria de Cultura e Turismo e podermos proporcionar às pessoas pra que a nossa cultura seja mais valorizada” - relata a secretária de cultura e turismo Simone Gobetti Boeira.

Três projetos distribuíram recursos para a continuidade das atividades de secretarias e programas. R$ 20 mil foram repassados para a manutenção da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, R$ 120 mil foram entregues à compra de medicamentos pela Secretaria Municipal de Saúde e R$ 822 mil serão usados para pagamento pelos 3 meses finais do ano à empresa responsável pelas atividades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O secretário municipal de saúde Silvandro Porto da Fonseca ressaltou a importância dos repasses para a manutenção dos serviços executados pela pasta e comentou que, apesar de alguns poucos dias com grande acúmulo de pacientes e aumento de demanda, o trabalho de plantão de urgência da UPA tem sido satisfatório.

Foi autorizada também a contratação temporária e emergencial de um motorista pro transporte escolar e de três atendentes de creche. Dos vereadores, um projeto de Deise Montanari irá homenagear o projeto Lapidando Tenistas no Grande Expediente do dia 4 de dezembro.