VEREADORES APROVAM SUGESTÃO DE INSERÇÃO DO TIPO SANGUÍNEO E FATOR RH EM UNIFORMES ESCOLARES DO MUNICÍPIO

12/03/2020

13/03/20 08:43:06

A iniciativa visa proporcionar maior agilidade no atendimento em casos de acidentes

Por Taís Vargas

A sugestão de inserção do tipo sanguíneo e fator RH no uniforme escolar de alunos da rede municipal de ensino foi proposta pelo vereador Marcelo Dondé (PP), através da Indicação 12/2020 aprovada na sessão ordinária de terça-feira (10).

A Indicação sugere à prefeitura esta identificação que busca proporcionar rápido atendimento em casos de acidentes. “Este é um projeto que foi aplicado em escolas de Caxias e achei interessante trazermos para Vacaria também, porque esta identificação do tipo sanguíneo e fator RG nos alunos servirá como uma facilitadora no atendimento médico em casos de emergência ou um eventual acidente protegendo as crianças e facilitando para o médico que está atendendo no momento resolver o problema com esta informação básica”, comenta Marcelo.

Durante o debate o vereador Aldo da Silva (PT) fez uma sugestão a Indicação do colega. “Acho muito boa sua Indicação, mas queria apenas questionar uma situação. Aqui nesta casa nós sugerimos que estes uniformes repassados aos alunos fossem devolvidos e repassados a outros alunos nos próximos anos, e aí fica esta questão de como usar um uniforme com o tipo sanguíneo de outro aluno que já está gravado”, disse Aldo.

O vereador se refere aos uniformes das escolas municipais que são cedidos gratuitamente pelo Município aos alunos, o que está previsto na Lei ordinária 3.309/2012 que cria o uso do uniforme escolar e trata do fornecimento gratuito do mesmo aos alunos matriculados nas escolas da rede municipal de ensino em Vacaria.

A Indicação foi aprovada por unanimidade e agora segue ao Executivo que pode acatá-la ou não.