VEREADORES AUTORIZAM DOAÇÃO DE ÁREA COMO INCENTIVO EMPRESARIAL

13/03/2019

13/03/19 03:58:36

Parlamentares aprovaram Projeto que libera área de 75mil m² para instalação de uma indústria de pirólise que reciclará pneus

| Crédito: Imagem meramente ilustrativa VG Resíduos

por Giana Pontalti

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (11), o Projeto de lei executivo 196/2018 que autoriza o Município de Vacaria a doar área de 75mil m² à empresa Ecotire Vacaria Recuperação e Reciclagens de óleo e borracha Ltda.

A Ecotire construirá uma usina de pirólise transformando pneus usados em carbon black, utilizado na solução asfáltica, aço, reaproveitado na siderurgia, e óleo diesel. A informação é do representante da Austris participações, que esteve na Câmara Municipal em 12 de fevereiro conversando com os vereadores.

A Austris participações S/A elencou cidades brasileiras com potencial para receber uma indústria de pirólise, Vacaria é uma delas. As negociações para a construção da indústria em Vacaria foram conduzidas pelo Secretário Municipal de desenvolvimento, tecnologia, trabalho e turismo, Mário Luis Lourencetti Almeida.

Durante o debate do projeto, o vereador Fernando Lucena Maciel (PDT), líder da oposição, reforçou que o legislativo confiou nas tratativas do Executivo para votar favoravelmente à doação da área:“Quero me manifestar que votarei favoravelmente ao Projeto para que o Executivo não venha, mais uma vez, dizer que nós estamos trancando seus projetos ou dificultando que empresas venham ao Município. Porém, é um voto favorável e é uma entrega ´de um cheque em branco’, confiando no Secretário Municipal, Mário Almeida, que veio junto ao responsável pela empresa falar conosco. Vou dar o meu voto favorável diante da vinda do Executivo aqui, avalizando a vinda desta empresa”.

“Também votarei favorável ao Projeto 196/2018 confiando no Secretário Mário. Torço para que esta empresa se instale, se torne realidade porque temos que movimentar o emprego em nossa cidade. Vou votar a favor e vou estar acompanhando ”, destacou o vereador Aldo da Silva (PT).

Como contrapartida ao recebimento da área, a Ecotire compromete-se a instalar-se em um prazo máximo de 30 meses, a permanecer em atividade no Município por, no mínimo, 15 anos, a gerar de 48 a 89 empregos diretos e a investir como capital inicial R$ 39 milhões.

Acesse aqui o Projeto apresentado ao legislativo.