VEREADORES AUTORIZAM REPASSES DE R$ 5 MILHÕES NA SAÚDE E NA EDUCAÇÃO

26/06/24 05:40:23

Sessões de segunda e terça-feira aprovaram quatro projetos

Em uma sessão repleta de discussões na sala das entidades, a Câmara Municipal de Vacaria aprovou, nesta terça-feira (28), dois projetos de lei executivos que, somados, destinam cerca de R$ 5 milhões em repasses para as áreas da saúde e da educação. Os projetos foram colocados de última hora na ordem do dia para votação, sendo aprovados por unanimidade. Os recursos são oriundos de repasses federais.

O Projeto de Lei Executivo nº 87/2024 destina R$ 2,4 milhões para a compra de materiais de consumo para a Educação Infantil. Já o Projeto de Lei Executivo nº 88/2024 destina repasses de R$ 2,5 milhões na área da saúde. O valor será subdividido em três partes:

- R$ 300 mil serão utilizados para pagamento de cirurgias, procedimentos e exames oftalmológicos realizados no Hospital São João Batista, em Nova Prata;
- R$ 1,2 milhão serão repassados ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira;
- R$ 1 milhão será usado para pagamento dos médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF), do Contrato 236/2022 com a Empresa S & S Serviços de Saúde.

SESSÃO ORDINÁRIA DE SEGUNDA-FEIRA APROVA DOIS PROJETOS

Em uma sessão ordinária curta, com poucas discussões, os vereadores aprovaram dois projetos na segunda-feira (27). Um projeto de lei complementar criou um novo cargo de odontólogo no município. O novo profissional irá trabalhar por 20 horas semanais no posto de saúde da rua Júlio de Castilhos.

Já o outro projeto altera e formaliza a nova composição de representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Vacaria. Assim como a composição da lei original de 2003, o conselho segue com 14 integrantes. Sete representantes são do executivo municipal, oriundos de sete secretarias diferentes: Saúde, Gestão e Finanças, Esporte e Cultura, Educação, Desenvolvimento Social, Habitação e Agricultura e Meio Ambiente.

Já os sete representantes da sociedade civil são compostos por um representante das Instituições de Longa Permanência para Pessoas Idosas (ILPI), um representante dos clubes de serviço, um representante de Ensino Superior, um dos Grupos de Convivência e três representantes vinculados aos serviços, programas, projetos e benefícios afins à política de garantia dos direitos a pessoa idosa: um representante do segmento de usuário, um dos prestadores de serviços e um do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Vacaria. A nova redação da lei também acrescenta uma vaga de suplência para cada uma das vagas.

COMISSÃO DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO SOBRE ATENDIMENTO NA UPA

Na terça-feira (28), a Comissão de Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Social, Agropecuária e Meio Ambiente, presidida pela vereadora Silvana Montanari (União Brasil), convocou reunião para abordar tema relacionado à saúde. Foram convocados o secretário de saúde Silvandro Porto da Fonseca, a coordenadora de urgência e emergência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Taís Borges Boeira, a médica Michele Franco, o enfermeiro Adriano Parizoto e os recepcionistas Murilo Chagas e Iracilda Pedroso. Eles foram chamados a prestar esclarecimentos sobre o atendimento a um paciente que faleceu na Unidade no dia 8 de maio. Os profissionais deram as suas versões sobre os acontecimentos.