Vereadores debatem projeto que prevê construção de uma nova UPA
Data de publicação
02/06/2025
Data de atualização
03/06/25 10:12:55
A proposta é substituir a construção de um novo prédio para a prefeitura pela construção do Centro Humanizado em Saúde
Salvar imagem
Projeto foi apresentado pelo líder do governo Douglas Cenci | Crédito: Lívia Bueno
Na sessão desta segunda-feira, 02/06, os vereadores iniciaram o debate de um projeto do Executivo que altera o objeto de um empréstimo de R$ 20 milhões. A proposta é substituir a construção de um novo prédio para a prefeitura pela do Centro Humanizado em Saúde, que abrigará a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Diagnóstico por Imagem e outros serviços de saúde. Pelo projeto, as estruturas serão construídas no antigo estádio Municipal Francisco Guerra, no bairro Gaúcha. O líder do governo, vereador Douglas Cenci (PL), fez a defesa do projeto em plenário e esclareceu a decisão da administração em não dar prosseguimento a obra de construção do Centro de Especialidades ao lado do Centro Médico.
O líder da oposição, vereador Leandro Borges de Lima (PSDB), entende que a obra ao lado do Centro Médico poderia ser ampliada e reuniria no mesmo espaço o maior número possível de serviços. O vereador Fernando Cechinato Maciel (PL) informou que deverá ser construída uma UPA nível 2 com ampliação da capacidade de atendimento em relação à atual. No mesmo espaço será construída uma escola de educação infantil e uma área destinada para atendimento de autistas. O vereador Carlos Zibetti (União Brasil) defende a utilização dos recursos financeiros do financiamento para a aquisição de equipamentos para realização de exames. O projeto seguirá em debate nas próximas sessões.
PROJETOS APROVADOS
Foram autorizadas as contratações, por tempo determinado, de um dentista para atuar na Unidade Básica de Saúde do bairro Cohab e de uma Assistente Social que irá trabalhar nas ações do programa Aquece Vacaria. Ainda foi aprovada a criação de cinco cargos efetivos de farmacêuticos.
A Câmara de Vereadores destinará de seu orçamento o valor de R$ 33 mil a ser repassado à Secretaria de Educação para custear reformas, construção de um toldo passarela, toldo retrátil e aquisição de cortinas para a escola municipal Dr. Arthur Coelho Borges, localizada no Passo da Porteira.