VEREADORES DEFENDEM A PRESENÇA DE MAIS UM MÉDICO NO SETOR DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO HOSPITAL

17/09/2019

17/09/19 11:49:26

Aprovada Indicação que sugere à Prefeitura revisar o contrato firmado com o HNSO.

| Crédito: Nicolas Bittencourt

por Giana Pontalti

A presença de mais um médico ou médica no setor de urgência e emergência do Hospital Nossa Senhora da Oliveira é o tema da Indicação 51/2019, elaborada pelo vereador André Rokoski (MDB), aprovada na sessão desta segunda-feira(16).

“Há muitos dias viemos acompanhando o que vem acontecendo no Hospital, acompanhando as pessoas que esperam por atendimento, por horas e horas. Uma das colocações da Direção do Hospital é de que isso acontece porque existe apenas um médico para atender todas as pessoas que lá estão. Por isso, essa nossa Indicação. Queremos que o Executivo Municipal disponibilize, através de um adendo ao contrato firmado, mais um profissional, porque as pessoas não podem ficar esperando por tanto tempo” reforçou.

A Indicação suscitou o debate na sessão sobre a qualidade de atendimento da saúde pública no Município de Vacaria. Muitos vereadores se pronunciaram a respeito do tema. O vereador Joaquim Boeira de Vargas (MDB), que é médico, sugeriu a contratação de mais profissionais para os horários de grande movimento de pacientes.

“Não é para ter mais um médico lá, na minha opinião, 24 horas. Se vocês forem na UPA ou no hospital após a meia-noite, vão ver que não tem ninguém. Penso que é importante mais um ou dois profissionais nos horários de pico”, explicou Joaquim.

O vereador Marcos Lima (PTB) reforçou que os debates sobre a saúde convidam para uma análise de todo o sistema de saúde e do fluxo de atendimento.

“Vou votar favorável à Indicação porque a gente vê a boa vontade do vereador André em resolver esse problema. A saúde é prioridade, não pode esperar. Nós temos que olhar a saúde com um olhar diferenciado, porque se um vizinho morre porque não consegue um exame, uma cirurgia, porque a fila não anda, é prioridade. Visualizamos que, em algum lugar do sistema, está falho, não está a contento. Tanto com os médicos durante o dia na rede de unidade básica como na UPA, que tem um gargalo maior pela questão dos horários e, aí, estoura lá na urgência e emergência do hospital. Nós precisamos de um médico a mais na urgência e emergência: é fato. Mas precisamos olhar para todo o sistema para não sobrecarregar nenhuma ponta dele. Vamos aproveitar esse debate para ver todas as situações: a urgência e a emergência, a UPA, a contribuição dos municípios, os recursos e gestão”, comentou Marcos.

A Indicação 51/2019 foi aprovada por unanimidade e segue, agora, para a apreciação do Prefeito Municipal.