Uma comitiva de vereadores de Vacaria esteve em Porto Alegre nesta quarta-feira (19) para tratar de pautas essenciais para o município com autoridades estaduais. Entre os temas discutidos, a superlotação do Presídio Estadual foi uma das principais preocupações. Atualmente, a unidade opera com 388% de ocupação, a maior taxa do estado. Os parlamentares solicitaram a construção de um novo presídio e medidas emergenciais para melhorar a estrutura atual.
Outra demanda levada foi a necessidade de melhorias na BR-116, incluindo a construção de passarelas, obras nas vias laterais e um estudo para duplicação do trecho urbano. Também foi discutida a criação de um centro integrado de atendimento ao autista.
Além disso, os vereadores reuniram-se com o Secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana, para avançar na proposta de realocação do Presídio Municipal. A ideia foi bem recebida e um novo encontro foi agendado para os próximos 30 dias para apresentar a documentação necessária.
A comitiva contou com a participação dos vereadores Pingo Rezende e George Pires (Progressistas), Leandro Borges de Lima, Orlando Ribeiro e Deise Montanari (PSDB), Carlos Zibetti e Silvana Montanari (União Brasil).