Vereadores prestou homenagem aos alunos Ariel da Silva Carvalho e Túlio Pelin Gonçalves, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio
O Grande Expediente da sessão legislativa desta terça-feira,14/10, foi marcado por um momento de reconhecimento. Em atendimento ao Requerimento nº 24/2025, de autoria do vereador Pingo Rezende (PP), a Câmara de Vereadores prestou homenagem aos alunos Ariel da Silva Carvalho e Túlio Pelin Gonçalves, do Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio, pelos atos de coragem, solidariedade e presença de espírito demonstrados durante o grave sinistro ocorrido em Porto Alegre, quando o ônibus que transportava estudantes do ensino médio perdeu os freios, colidiu com diversos veículos e acabou incendiando-se.
Em sua manifestação, o vereador Pingo Rezende destacou que a homenagem representa o reconhecimento da comunidade ao exemplo de empatia e responsabilidade demonstrado pelos jovens.
“Hoje é um daqueles momentos simples, mas de muito significado, em que a gente se reúne para reconhecer uma atitude que inspira e agradecer à vida. A atitude desses meninos mostra o valor dos princípios aprendidos na família, na escola e no projeto Bombeiro Mirim — um exemplo de serviço público que transforma vidas”, afirmou.
O vereador ainda enalteceu o papel do Corpo de Bombeiros Militar de Vacaria, especialmente o trabalho desenvolvido pelo projeto Bombeiro Mirim, que forma jovens com valores de disciplina, respeito e serviço ao próximo.“O Bombeiro Mirim não é sobre um uniforme ou uma formatura, é sobre caráter, sobre gente que faz a diferença quando o mundo precisa de calma e coragem”, concluiu Pingo.
O papel transformador do Projeto Bombeiro Mirim
O comandante do Corpo de Bombeiros de Vacaria, sargento Luciano Mayer, relembrou a trajetória do projeto, idealizado em 2016 e conduzido de forma voluntária pelos instrutores Teles e Tainara.
“Esses jovens são o reflexo de um trabalho coletivo, que há quase uma década vem formando cidadãos melhores para a sociedade. No dia do acidente, tudo poderia ter terminado em tragédia, mas graças à atitude deles, somada à intervenção dos professores e colegas, vidas foram preservadas. Foi um ato que teve a mão de Deus e o resultado do preparo que receberam”, destacou.
O comandante também ressaltou que o projeto tem contribuído para o fortalecimento do efetivo local:
“Hoje temos orgulho em dizer que a maioria dos novos bombeiros vem de Vacaria. Isso mostra o impacto social e comunitário do Bombeiro Mirim.”
Emoção e gratidão dos homenageados
Ariel e Túlio subiram à tribuna para agradecer a homenagem e relembrar o momento vivido em Porto Alegre. “O que aconteceu no dia 3 de outubro ficará para sempre em nossas memórias, não pelo susto, mas pela união. Mantivemos a calma, usamos o que aprendemos e conseguimos ajudar nossos colegas. Agradecemos a Deus, à escola, ao Corpo de Bombeiros e às nossas famílias pelos valores que nos guiam”, expressaram.
Os jovens encerraram com uma mensagem de esperança:
“Que esta homenagem não seja apenas sobre o que passou, mas um incentivo para que todos os jovens saibam que podem fazer a diferença, em qualquer lugar e em qualquer situação.”