VEREADORES QUEREM QUE VACARIA SEJA INTITULADA CAPITAL NACIONAL DOS RODEIOS CRIOULOS

Data de publicação

15/04/2019

Data de atualização

18/04/19 01:58:27

Senadores e deputados federais gaúchos vão receber Moção de Apoio à intitulação elaborada pelo vereador Marcelo Dondé (PP)

Salvar imagem

| Crédito: Taís Vargas

por Giana Pontalti

Os vereadores aprovaram na sessão desta segunda-feira (15), a Moção de apoio à intitulação de Vacaria como a capital nacional dos rodeios crioulos. 

A Moção de apoio 03/2019 foi elaborada pelo vereador Marcelo Dondé (PP) e visa incentivar os senadores e deputados federais gaúchos a defenderem a intitulação no âmbito federal.

"Fiz essa proposição como uma forma de provocação aos nossos parlamentares em Brasília, para que Vacaria adquira esse título antes que alguma outra cidade, com menos representatividade nesta área, acabe conquistando o título, para que depois não nos sintamos prejudicados como aconteceu com São Joaquim e a maçã. Vacaria é a capital dos rodeios internacionais, é a Copa do Mundo dos rodeios. Todo mundo que é do meio tradicionalista quer ganhar um título em Vacaria. Vacaria é onde se iniciou o rodeio crioulo, é exemplo para todo o Brasil. Não podemos perder o momento de obter esse título. A intitulação é uma forma de valorizarmos ainda mais o nosso maior evento e o pioneirismo de nosso rodeio", explicou Dondé. 

O Rodeio Crioulo de Vacaria foi criado em 1958. Em fevereiro de 2020, chegará a sua 33ª edição, desde a 5ª é um evento internacional que celebra e divulga a cultura do povo gaúcho. É o maior rodeio crioulo da América Latina. Na última edição, recebeu 280 mil pessoas, entre competidores e turistas de todo o Brasil e países vizinhos. 

A Moção de Apoio recebeu o voto favorável de todos os vereadores e será encaminhada ao senador Luis Carlos Heinze e aos Deputados federais Jerônimo Goergen, Pedro Westphalen e Affonso Hamm. Como sugestão do vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB), a Moção de apoio encaminhará, também, a sugestão da inserção do Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria na lista de eventos oficiais nacionais, o que possibilitará ao evento se habilitar a receber recursos públicos federais de incentivo cultural. 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces