VEREADORES RECEBEM REPRESENTANTES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

06/02/2019

06/02/19 05:14:58

Reunião aproximou o Legislativo e o Executivo para a análise de projetos

| Crédito: Elenise Minella

por Elenise Minella

Nesta terça-feira (05), os integrantes da Mesa Diretora da Câmara, vereadores e assessores reuniram-se na sala da Presidência com o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan Filho e com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Aracy da Silva Almeida, acompanhados da Assessora Técnica Rosi Bonella, do Assessor Contábil Igor Coelho Venzon e do Assessor Financeiro Darli Carlos Spanholo. Na pauta do encontro os projetos que tramitam no Legislativo e os planos de investimentos da Administração em pavimentação.

Os representantes da área do Desenvolvimento Social esclareceram dúvidas quanto ao processo de seleção dos assistentes sociais que serão contratados de forma emergencial por aquela Secretaria para suprir as demandas de atendimento à população na assistência social, na habitação e na coordenadoria da mulher.

Já o Secretário João Alfredo Filho apresentou um plano de investimentos elaborado pela Administração com o objetivo de contemplar a pavimentação de vias urbanas onde trafegam os ônibus que realizam o serviço de transporte coletivo urbano.

Os técnicos da Secretaria de Gestão e Finanças esclareceram sobre a realização de um reestudo do planejamento financeiro da atual gestão com o objetivo de viabilizar investimentos no valor de R$ 10 milhões em maquinário e equipamentos para a Secretaria de Obras e Serviços Públicos e para a pavimentação de trechos em 37 vias urbanas distribuídas em 17 bairros.

Os recursos serão viabilizados através de um financiamento a ser contratado pelo município junto ao Badesul com reajuste pela taxa Selic e acréscimo de 5% de juros ao ano, com previsão de quitação ao final de cinco anos.

Os técnicos da Prefeitura informaram ainda aos vereadores que inúmeros esforços estão sendo realizados nas diversas secretarias municipais para o enxugamento de despesas e que os valores economizados poderão viabilizar outras obras que suprirão demandas da população.

Ao final da exposição, os vereadores fizeram perguntas aos representantes da Administração esclarecendo dúvidas quanto a aplicação dos recursos na pavimentação.

O presidente da Câmara vereador Douglas perguntou sobre a participação dos moradores no pagamento das obras e os técnicos informaram que a cobrança será realizada através da taxa de contribuição de melhoria. Sobre a possibilidade de isenção do pagamento da taxa só será possível se houver uma considerável superação da expectativa de arrecadação do município.