VEREADORES SUGEREM AO EXECUTIVO FIRMAR PARCEIRAS COM CASAS DE APOIO EM OUTROS MUNICÍPIOS

15/05/2018

15/05/18 09:28:47

A sugestão foi formalizada pelo vereador André Rokoski (PMDB) através da Indicação 11/2018

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

A construção de uma casa de passagem para acolher pacientes de toda a região que vêm a Vacaria realizar tratamento de saúde foi matéria de debate no legislativo nas últimas duas semanas.

O vereador André Rokoski (PMDB) trouxe para o debate a casa de passagem quando o Projeto de lei executivo 30/2018, que previa a doação de terrenos municipais para a contrução da sede da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra em Vacaria, começou a tramitar.
André votou contra o projeto alegando que a região tem outras prioridades como a instalação de uma casa de passagem.

"Somos frequentemente procurados por pacientes e seus familiares que buscam apoio para realizar tratamentos aqui e também fora de Vacaria. Os Municípios da região precisam se unir para criar a casa de passagem e o Poder Executivo precisa investir em parcerias com casas em outras cidades" comentou André.

O vereador elaborou a Indicação 11/2018 formalizando sugestão à Administração Pública para que sejam estabelecidas parcerias com casas de apoio em Municípios de referência na área da saúde como Caxias do Sul, Passo Fundo e Porto Alegre.

Na última sexta-feira(18), Andrezinho visitou a Domus em Caxias do Sul. A casa acolhe gratuitamente crianças e adolescentes com até 18 anos que estejam realizando tratamento de câncer na cidade. O contato da Domus é (54)3221.0849.

Nesta segunda-feira(14), André visitou a Servpref de Passo Fundo para conhecer como é feito o acolhimento aos pacientes. Mais de 60 Municípios são conveniados a Servpref. Andrezinho defende que Vacaria também faça convênio com a empresa. Quando o Município não é conveniado, A Servpref não deixa de acolher o paciente, mas cobra pelo serviço, um valor menor do que o praticado pela rede hoteleira. O contato da Servprev é (54) 3622-4223.

A Indicação 11/2018 foi votada no dia 08 de maio e recebeu o voto favorável de todos os vereadores.