VEREADORES

Você está em : Inicial | Vereadores |

Requerimento 0012/2018

 O vereador Douglas Cenci, vem por meio deste requerer que seja concedida homenagem aos 10 anos da criação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul pelos serviços prestados à Comunidade Vacariense. A homenagem deve acontecer no dia 04 de Dezembro de 2018.





Vacaria, 05 de novembro de 2018.





 

Douglas Cenci (PT)


 











 

HISTÓRICO DO CAMPUS VACARIA DO IFRS





Em dezembro de 2008, através da Lei nº 11.892, foi instituída a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criados os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em todo o território nacional. O Brasil conta atualmente com uma rede federal de educação profissional composta por trinta e oito instituições implantadas em todas as unidades da federação. Só no estado do Rio Grande do Sul há três, sendo o campus Vacaria apenas um dos dezessete campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, conhecido pela sigla IFRS, o qual possui sua reitoria na cidade de Bento Gonçalves.


Apesar do Instituto Federal do Rio Grande do Sul ter sido criado junto com os demais institutos no ano de 2008, a história da escola de Vacaria teve seu início um pouco antes, no ano de 2006, quando ainda se configurava como uma extensão da Escola Agrotécnica Federal de Sertão. Nessa época, desprovido de uma sede própria, exercia suas atividades junto às instalações da Associação dos Técnicos Agrícolas de Vacaria (ATAV). Três anos mais tarde, em 2009, o núcleo de Vacaria passou a integrar o campus Bento Gonçalves do IFRS, funcionando como um Pólo deste. No ano seguinte, em 2010, o Polo é transferido de endereço, passando a exercer suas atividades no prédio do antigo Seminário Diocesano do município. Em 2012 Vacaria conquistou, por meio do Plano de Expansão da Rede de Ensino Técnico e Tecnológico, o seu próprio campus do IFRS. No entanto, a autorização de funcionamento ocorreu somente em 22 de janeiro de 2015. Em fevereiro do ano seguinte, 2016, o campus Vacaria do IFRS passa então a funcionar em sede própria, em uma área de 60ha, doada pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), localizada na Estrada Municipal Engº. João Viterbo de Oliveira, zona rural, distante aproximadamente seis quilômetros do centro da cidade de Vacaria.


Desde o início de suas atividades, em 2006, a escola Federal de Vacaria vem ofertando à população do município e região cursos de qualidade e sem custos de mensalidade. As atividades do então denominado Polo iniciaram com a implantação do Curso Técnico em Agropecuária, com duas turmas, diurno e noturno. No período de atuação do Polo, 10 turmas se formaram e 87% dos egressos estão inseridos no mercado de trabalho. Em 2010, foi implantado o Curso Técnico em Informática, com duas turmas formadas. Mais de 90% dos egressos atuam no mercado de trabalho. Além desses, em 2013, quatro turmas de estudantes também concluíram os cursos FIC – PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego): Agricultor Familiar, Operador de Máquinas Agrícolas, Programador de Web e Montador e Reparador de Computadores. Em 2014, duas turmas ligadas ao IFRS – Campus Bento Gonçalves se formaram, sendo uma de Técnico em Agropecuária e outra de Técnico em Informática – PRONATEC.


A partir de fevereiro de 2016, já em sua sede própria, o campus Vacaria do IFRS dá início ao curso superior de Agronomia, ofertado em convênio com a unidade Vacaria da Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS). Neste mesmo ano são formadas turmas dos cursos Técnicos em Agropecuária e do curso Técnico em Logística. Em 2017, o campus ofereceu vagas para dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, Agropecuária e Multimídia; para os cursos técnicos em Manutenção e Suporte em Informática e Logística; e para os cursos superiores de Agronomia e Ciências Biológicas. Já no ano de 2018 a instituição passou a ofertar, além dos cursos já citados, duas pós-graduações lato sensu. Uma denominada Docência na Educação Básica e outra intitulada Produção Vegetal, esta também sendo disponibilizada em convênio com a UERGS.


Em suma, o campus Vacaria do IFRS oferece atualmente oito cursos regulares, do ensino médio à pós-graduação. Possui 384 estudantes matriculados e, através de Cursos de Formação para professores da rede pública do município e região, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e palestras em eventos na cidade, atende a um público externo de aproximadamente 1.200 pessoas, sendo tudo ofertado sem custo à população. Quem toca esta “Locomotiva Educacional” é uma considerável equipe composta por 69 servidores, distribuídos entre efetivos e temporários. Além disso, gera emprego direto à sete funcionários terceirizados que executam os imprescindíveis serviços de segurança e limpeza do campus, bem como disponibiliza um espaço onde funciona uma lanchonete privada contemplada legalmente através de processo licitatório. Estes números dizem respeito à situação atual, contudo, várias articulações institucionais e interinstitucionais estão sendo realizadas com a finalidade de expandir a oferta de cursos de graduação, como Pedagogia para o ano de 2019 e o curso de Processos Gerenciais para o ano de 2020, e ensino técnico para jovens e adultos, o PROEJA, com o curso Técnico em Agroindústria, também com previsão de início para 2019. Para tanto, parcerias vêm sendo realizadas entre o campus e a prefeitura municipal de Vacaria, bem como com a 23ª Coordenadoria Regional de Educação, visando a utilização de espaços públicos escolares para possibilitar a oferta dos novos cursos na região central da cidade.


É através da oferta constante de uma educação gratuita e de qualidade que o campus Vacaria do IFRS vai se enraizando no município, comprometido com a oferta de um serviço social cujo objetivo é, acima de tudo, contribuir com um desenvolvimento integral da região, através da capacitação técnica, conhecimento teórico e formação humana.


 


 

Douglas Cenci (PT)


 


Aldo da Silva (PT)


 


André Luiz Rokoski (MDB)


 


Fernando Lucena Maciel (PDT)


 


Marcos Lima (PTB)


 


Mauro Deluchi Schuler (PSB)


 


Osvaldo Grigolo Junior (PSB)


 


Rita de Cássia Zamboni (PSB)


 


Selmari Etelvina Souza da Silva (PT)


 


Valmir José Grazziotin (PDT)


 


Vanesa de Almeida Boeira (PSDB)


 


Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces