VEREADORES

Você está em : Inicial | Vereadores |

Concede o Título de Cidadã Honorária de Vacaria a Sra. Maria Joana Pacheco.

Maria Joana Pacheco, nasceu no dia 07 de Fevereiro de 1929, na cidade de São José do Ouro/RS, filha de Aparício Mendes de Araújo e Laurinda Mendes.


 Veio para cidade de Vacaria no ano de 1979, onde fez de nossa cidade, o seu lar.


É mãe de 4 (quatro) filhos: Maria Dercilei, Odilon, Onésio (In Memoriam) e Hildo, avó de 9 (nove) netos: João Luiz, Ana Dirce, Maria Darcilei, Mafalda, Adolfo, Marilia, Marina, Mariana e Rita, bisavó de 9 (nove) bisnetos: Maria Eduarda, Maria Clara, Vivian, João Pedro, Beatriz, Gabriel, Bruno, Isabele e Matheus.


Maria Joana, desde que chegou na cidade de Vacaria, dedicou sua vida a ajudar quem mais precisa, era comum organizar festas de natal para mais de 20 crianças carentes com seus próprios recursos e também doações de pessoas amigas que conhecem seu trabalho.


Empenhou-se até o ano de 2006 à Pastoral da Saúde do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. Após, começou a receber em sua casa pessoas que vinham do interior acompanhar seus familiares internados e não tinham onde ficar, ou condições de pagar um hotel. Dona Joana, abriu suas portas, permitindo que ficassem o tempo necessário. A estimativa, é que desde o ano de 2006, tenha acolhido em sua residência, cerca 4 (quarto) pessoas por ano, sem cobrar nada, oferecendo cama, abrigo, refeições, banho, e o mais importante, calor humano.


No auge de seus 90 anos, Dona Maria Joana Pacheco é um ícone no trabalho voluntário, ajudando em silêncio, sendo este talvez, o motivo que alguns cidadãos vacarienses, não saibam do trabalho que ela desenvolve.


E é assim, no trabalho com descrição, sem esperar reconhecimento, que ela vem fazendo a diferença na vida de muitas pessoas há quase 15 anos, tentando fazer do mundo um lugar melhor, deixando para as novas gerações a missão do altruísmo e compaixão ao próximo.

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces