DUAS INDICAÇÕES FORAM EMITIDAS PARA A PREFEITURA SEM NECESSIDADE DE APROVAÇÃO DOS VEREADORES

25/08/2021

25/08/21 10:14:37

As sugestões tratam de aplicação de hidroterapia para idosos e pessoas com necessidades especiais e criação de um albergue de forma definitiva.

| Crédito: Camyle Rosa

por Giordana Grigol

Duas Indicações do vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB), foram emitidas para análise do poder executivo. Elas tratam de atendimento na área de saúde por meio da hidroterapia e sobre a criação de um albergue de forma definitiva.

A primeira é a Indicação 82/2021. O vereador solicita ao poder executivo que envie um Projeto para a Câmara Municipal visando a aplicação de Hidroterapia para idosos e pessoas com necessidades especiais.

Conforme o vereador autor, a atividade pode ser feita via convênio com entidades já existentes no município, além disso, pode-se analisar a possível construção de estrutura própria para este fim, ou seja, de uma piscina térmica própria.

“Esse tipo de terapia é comumente indicado para lesões musculares, ortopédicas, neurológicas e respiratórias. A atividade na água, ou o movimento de nadar, significa para o portador de deficiência, muitas vezes, um momento de liberdade, momento este em que consegue movimentar-se livremente, sem auxílio de bengala, muletas, pernas mecânicas ou cadeiras de rodas.” - justifica o vereador Fernando Cechinato.

A segunda Indicação emitida pelo vereador é a Indicação 83/2021. Ele sugere para a administração municipal que crie e mantenha um albergue, em definitivo. “Atualmente, estamos com uma solução apenas paliativa quanto a um local para abrigar as pessoas que vivem na rua. Portanto, essa sugestão encontra amparo legal na Lei Orgânica Municipal, e deve ser seguida na sua íntegra. Deve-se ter um local apropriado, estratégico, organizado e idealmente administrado para que se evite qualquer empecilho, e atinja assim o objetivo final, que é o do acolhimento das pessoas em vulnerabilidade social que hoje vivem nas ruas de nossa cidade.” - destaca o vereador.

Na justificativa da Indicação, o estudo desse espaço deve analisar, além de um local ideal, o efetivo e os demais recursos e materiais necessários para o seu pleno êxito.