GERENTE-EXECUTIVO DO INSS AGRADECE APOIO DA CÂMARA PARA A VOLTA DAS PERÍCIAS PRESENCIAIS EM VACARIA

23/09/2020

23/09/20 04:50:48

Os médicos peritos estavam impedidos de realizar perícias presenciais desde o dia 08 de setembro sob alegações de falta de segurança sanitária nas agências do INSS

| Crédito: Nicolas Vieira

Por Taís Vargas

Na tarde desta quarta-feira (23), a presidente da Câmara Municipal, vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva, recebeu um ofício de resposta encaminhado pelo gerente executivo do Instituto Nacional do Seguro Social de Caxias do Sul, Cristiano Ricardo Fagundes Kock, sobre a vistoria realizada na agência do INSS de Vacaria na última sexta-feira (18).

Após a vistoria realizada pela Câmara, juntamente ao vice-presidente da OAB - subseção de Vacaria, Eniomar José Varaschin e Jornal Correio Vacariense foi constatado que a agência de Vacaria possuía condições de retornar o atendimento ao público e as perícias presenciais de forma segura aos servidores e segurados.

No ofício Kock agradece a presença do Legislativo na vistoria realizada, o que segundo ele auxiliou com êxito ao retorno do perito ao trabalho.

“Isso demonstra que as forças vivas do município, empenhadas em atuar conjuntamente em prol de uma causa maior, que é o pleno funcionamento dos serviços públicos aos cidadãos de Vacaria e cidades jurisdicionadas, respondem legitimamente em defesa da coisa pública independente da esfera governamental”, ressaltou Kock.

O gerente-executivo, ainda relembrou que as perícias estavam paradas devido aos médicos não responderem mais ao INSS e sim ao Ministério da Economia e a Associação dos Médicos Peritos que os impedia de trabalhar sob a alegação de que as agências não possuíam condições sanitárias adequadas para retomar as atividades.

“Nos últimos meses nos preparamos com responsabilidade atentando para os itens de segurança necessários para o retorno do atendimento presencial. Embora o serviço de perícia médica não seja mais da governança do INSS, foi notória a resistência deste serviço em retornar ao atendimento destes segurados tão necessitados, alegando que o INSS não estava preparado para isso e ridicularizando todo o corpo de gestores desta casa que com 20 mil servidores atendem o Brasil todo”, salientou.

As perícias presenciais retornaram na cidade, na segunda-feira (21). Para realizar uma perícia presencial o cidadão deve realizar o agendamento pela internet através do aplicativo “Meu INSS” (site ou aplicativo para celular) ou pelo telefone 135.

Acesse na íntegra o ofício do gerente-executivo do INSS, da regional de Caxias do Sul, abaixo no anexo desta notícia.