INTEGRANTES DO CPERS SINDICATO SÃO CONTRÁRIOS AO RETORNO DAS AULAS NA REDE ESTADUAL E PEDEM O APOIO DO LEGISLATIVO

15/10/2020

15/10/20 04:54:59

O Sindicato está se mobilizando pela continuidade das aulas remotas até que órgãos de saúde liberem um retorno seguro

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na tarde de quinta-feira (15) a presidente do legislativo, vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva recebeu, na sala de reuniões da casa, integrantes do 30º núcleo do CPERS/Sindicato que pediram o apoio da Câmara Municipal para que não haja o retorno das aulas da rede estadual de educação neste ano.

O CEPERS/Sindicato representa os profissionais da educação e definiu que os professores da rede estadual não retornarão às aulas presenciais enquanto não houver garantia dos órgãos de saúde para um retorno seguro. Os professores deverão continuar com o ensino remoto.

Durante a reunião os integrantes do Sindicato fizeram a entrega de um documento, a presidente Selmari, pedindo auxílio na manutenção das escolas fechadas e elencando oito requisitos necessários que precisam ser cumpridos para que as aulas presenciais possam retornar com segurança, entre eles:

- Solicitam consulta prévia e amplo debate com a comunidade escolar, respeitando seu posicionamento diante do tema;

- Que as medidas mundiais recomendadas para a prevenção e controle da Covid-19 sejam respeitadas com a realização de testes em massa, rastreamento de contatos e isolamento imediato de casos suspeitos em todo o estado;

- Que haja vacinação ampla e irrestrita e caso haja impossibilidade por parte do estado que ele forneça EPI’s nas quantidades necessárias para toda a comunidade escolar, além de também identificar problemas na estrutura escolar que possam dificultar o cumprimento das medidas sanitárias. Também pedem que o estado busque recursos para colocar em dia os repasses às escolas considerando a necessidade de verbas extras devido a pandemia.

Participaram da reunião a vice-diretora do 30º núcleo do CPERS/Sindicato, Marivone Gonçalves de Lima, a secretária, Luana Velho, a tesoureira, Nelita Ferreira da Costa, as diretoras Neide Dutra e Olívia Melo da Silva e o professor Osmar Mussato.

Selmari se comprometeu a elaborar uma Moção de apoio aos professores pela continuidade do ensino remoto aos alunos, que se aprovada nas próximas sessões será encaminhada a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.