LEGISLATIVO APROVA MOÇÃO DE APOIO QUE DÁ FORÇA PARA LEI SOBRE PISO SALARIAL DE PROFISSIONAIS DA ENFERMAGEM

22/04/2021

22/04/21 02:14:05

Conforme o vereador proponente, é imprescindível a reflexão sobre a relevância histórica da enfermagem para os serviços de saúde

| Crédito: Moisés Oliveira

por Giordana Grigol

Foi aprovada na Sessão Ordinária de terça-feira (20), a Moção de Apoio 07/2021. De autoria do vereador Fernando Cechinato Maciel (PSB), solicita que seja encaminhado documento em apoio ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Otávio Soares Pacheco; ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e ao senador Fabiano Contarato.

O objetivo do documento é mostrar o posicionamento favorável do legislativo vacariense sobre o Projeto de Lei 2564/2020 que altera a Lei 7498/1986, que pretende instituir o piso salarial nacional e a carga horária de Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, e de Auxiliar de Enfermagem.

Conforme o vereador proponente da Moção de Apoio, é imprescindível a reflexão sobre a relevância histórica da enfermagem para todos os serviços de saúde do mundo. “A enfermagem, diferente de outras profissões da saúde, é assalariada e, de fato, não consegue trabalhar como profissional liberal. A categoria se submete a regimes de remuneração injusta, em partes de nosso Brasil, incompatível com o nível de formação acadêmica e técnica, exigida para o exercício da profissão. Todos os serviços de saúde do Brasil, sejam públicos ou sejam privados, dependem dos profissionais da enfermagem. Além disso, enquanto muitos param, esses profissionais estão na linha de frente do combate da pandemia da Covid-19.” - afirma o vereador Fernando Cechinato Maciel.

Na Moção de Apoio 07/02021, destaca-se também que a Enfermagem e suas atividades auxiliares, categoria de profissionais abnegados, e que colocam a sua saúde em risco para salvar vidas todos os dias, continuam extremamente desvalorizados por todo o Brasil.