PROJETO REAÇÃO RECEBERÁ R$ 150 MIL DAS ECONOMIAS DO LEGISLATIVO

28/02/2019

28/02/19 09:00:53

Comissão permanente de Desenvolvimento Social se reuniu com representantes do Executivo para saber detalhes do projeto

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Os vereadores aprovaram na sessão desta terça-feira (26), o Projeto de lei executivo 14/2019 que autoriza o repasse de R$ 150 mil das economias do legislativo ao projeto Reação. “Reafirmamos o nosso compromisso com a comunidade em contribuir para que as crianças e adolescentes participem de atividades no turno inverso da escola”, destacou o presidente Douglas Cenci (PT).

O projeto contraturno social, de nome fantasia Reação, está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e oferecerá oficinas de reforço escolar, artes, música e esportes a crianças e adolescentes no turno inverso ao da escola. Foi elaborado após o fechamento do projeto Florescer/Ceava. Segundo o Secretário Municipal de Planejamento e Urbanismo, João Alfredo Acauan Filho, o Reação não substitui o Florescer, mas é um outro projeto que disponibiliza atividades às crianças e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Como o Reação não oferecerá o transporte, a ideia é que as crianças e adolescentes participem de uma ou mais oficinas em locais próximos à sua residência”, explicou Rosi Bonella, coordenadora da política de assistência social de Vacaria, em reunião promovida pela Comissão permanente de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social na terça.

A Comissão, que tem na presidência Fernando Lucena Maciel (PDT), na relatoria a vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e como membros os vereadores Valdemir de Oliveira (PTB) e Rita Zamboni (PSB), recebeu Acauan, Rosi Bonela, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Social, Araci da Silva Almeida, e a chefe de setor, Joice Rodrigues, para esclarecer como funcionará o projeto. A vereadora Selmari também convidou para a reunião Aline Scalzaretto, mãe de aluno que participava do Florescer.

Os representantes da Secretaria afirmaram que é importante explicar à comunidade que o Reação não é a substituição do Florescer, e sim, uma nova proposta. “O Reação tem como prioridade o atendimento a crianças e adolescentes em risco social. Das 170 crianças que participavam do Florescer, 90 estão em situação de vulnerabilidade social e serão atendidas prioritariamente, o que não quer dizer que outras crianças e jovens não possam participar. A previsão é de que 535 crianças sejam atendidas pelo projeto”, explicou Rosi.

Nos próximos dias, a Secretaria de Desenvolvimento Social publicará edital de chamamento público para a contratação de terceiro para gerir o Reação. O projeto terá um prazo de execução de 10 meses e tem início previsto para março de 2019.