SALA DAS ENTIDADES ACOLHE REDE DE MÃES

21/08/2019

22/08/19 02:48:27

A Rede de mães de crianças especiais reúnem-se uma vez ao mês na sala de apoio às entidades

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Desde fevereiro deste ano, um grupo de mães de crianças especiais se uniram para compartilhar experiências e lutar por maior acessibilidade e inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais em Vacaria.

O grupo intitulado Rede de Mães reúne-se uma vez ao mês na sala das entidades da Câmara Municipal de Vacaria. Motivadas por Lisa Mussato, que viveu na Itália e participava de iniciativa semelhante em Roma, as mães se juntam para conversar, trocar apoio mútuo e se organizar para, de forma planejada, sensibilizar a sociedade civil e o poder público para a importância da acessibilidade. O grupo conta, atualmente, com 25 participantes.

“O tema da acessibilidade é bastante amplo e complexo. Queremos garantir melhor acesso das nossas crianças aos espaços físicos da cidade, mas não só. Queremos que elas sejam aceitas”, explicou Lisa.

As mães relatam que simples tarefas como comprar pão em uma padaria, ir jantar em um restaurante, chegar ao consultório de um fisioterapeuta, podem ser difíceis para as pessoas com síndromes raras, muitas delas com mobilidade e cognição reduzidas.

TROCA DE INFORMAÇÃO QUALIFICADA
Um dos objetivos do grupo é o intercâmbio de informações. As mães buscam conhecer e estudar leis, compartilhar dicas sobre tratamentos e profissionais de saúde, trocar uma série de informações que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida delas e de seus filhos.

VAGAS DE ESTACIONAMENTO PARA DEFICIENTES
Estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), aponta que 23,91% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. No Brasil, já existem leis que visam facilitar a inclusão. As mães defendem a fiscalização das leis vigentes.

“Vagas para deficientes existem, mas são poucas. O pior é que elas geralmente estão ocupadas por pessoas que não têm deficiência. Elas alegam usar só cinco minutinhos. Gostaríamos que elas segurassem um filho adolescente no colo por cinco minutos para entender o que passamos”, salientou um das mães do grupo, que pediu para não ser identificada.

PRIORIDADE NO ATENDIMENTO
As mães também pleiteiam o atendimento prioritário em locais públicos e pontos comerciais.

“Uma criança especial, muitas vezes, não consegue ficar parada em uma fila em uma padaria. Ela grita, se agita. Nem todos entendem o seu comportamento e compreendem a nossa dificuldade. Seria muito importante termos prioridade no atendimento”, comentou uma das participantes.

ADAPTAÇÕES DOS ESPAÇOS PÚBLICOS
Entre a legislação vigente e a acessibilidade na prática há uma grande lacuna. As mães se queixam da falta de rampas de acesso na cidade.
“Uma rampa é algo simples, pode ser móvel. Mas poucos lugares têm. Isso limita muito a nossa vida, pois frequentamos apenas os espaços adaptados. É preciso fiscalizar a aplicação das leis. De nada adianta uma rampa de acesso se o cadeirante, sozinho, não consegue subi-la”, explica outra participante.

“Deixei de ir jantar em uma pizzaria por causa da escada. Imagina carregar um cadeirante escada acima”, comentou uma das mulheres da Rede.

TRANSPORTE
A Rede de Mães também vai propor a ampliação do transporte para pessoas com necessidades especiais.

“Gostaríamos de um táxi que comportasse um cadeirante, não temos. Também lutamos para que o ônibus público leve as crianças com necessidades especiais até a frente da Apae”, relatou Lisa.

SALA DAS ENTIDADES
A sala em que a Rede de mães promove reuniões é acessada pela Rua João Teodoro Duarte, fundos do legislativo. Foi criada em agosto de 2017 e é destinada especialmente para o trabalho das entidades assistenciais.

Também fazem uso do espaço, com regularidade, o Grupo de Amor Exigente e os Narcóticos Anônimos.

Para saber a disponibilidade da sala, contate a equipe da Secretaria da Câmara.
Para mais informações sobre a Rede de mães, ligue (54) 99966-5299, com Lisa.