VEREADORES ACOMPANHAM AUDIÊNCIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL

28/09/2018

28/09/18 05:22:41

O relatório apresentou a avaliação de cumprimento das metas fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2018

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

Os vereadores Aldo da Silva (PT), Vanesa de Almeida Boeira (PSDB), Selmari Etelvina Souza da Silva (PT) e Rita de Cássia Zamboni (PSB) participaram na tarde de sexta-feira (28) da audiência pública de apresentação do relatório de gestão fiscal referente ao 2º quadrimestre de 2018.

A audiência foi promovida pela Prefeitura Municipal e atende a uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. Durante mais de uma hora, o Secretário Municipal de Gestão e Finanças, Jorge Luis Nehme de Azevedo, conversou com os vereadores sobre as despesas municipais. Nos últimos 12 meses, a despesa total com pessoal chegou a R$ 87 milhões, o que representa 52% da receita do município. No período de janeiro a agosto de 2018, o Executivo não tomou nenhum empréstimo. Apesar do equilíbrio das contas, a queda de arrecadação gradual preocupa o secretário: “Só em agosto, arrecadamos R$ 3 milhões a menos que o estimado, devido a queda do ICMS e de repasses da União”. Jorge explicou que a aprovação do código tributário, que será reapresentando no legislativo, é importante para garantir a saúde financeira municipal.

A vereadora Selmari aproveitou a oportunidade para questionar sobre contrapartidas municipais ao aumento de cobrança de tributos: “Não se vota contrariamente ao código por ser oposição, mas sim porque não temos como justificar o aumento de tributos sem a melhoria dos serviços prestados. A população nos questiona se é justo aumentar imposto se o posto de saúde não tem médico e se a rua está toda esburacada.”

O vereador Aldo mostrou-se a favor do código tributário, mas exige maior fiscalização por parte do Executivo. “O código tributário está justo, um médico, hoje, paga o mesmo imposto sobre serviço que um pedreiro. Uma senhora que mora no bairro onde o caminhão de lixo passa duas vezes por semana paga o mesmo de um morador, que mora no centro e tem o lixo recolhido três vezes na semana. O código é bem-vindo, mas a Prefeitura precisa melhorar a fiscalização de tributos no comércio e serviços, tem que ser igual para todos”, explicou.

O Executivo ainda não tem previsão de reparesentação do código tributário no legislativo.