VEREADORES APROVAM INDICAÇÃO PARA MUNICÍPIO DECRETAR SITUAÇÃO DE CALAMIDADE SOCIAL

18/07/2018

18/07/18 11:10:06

Situação resulta do congelamento de investimentos federais na área social e da sazonalidade do emprego em Vacaria

| Crédito: Giana Pontalti

por Giana Pontalti

O Município de Vacaria está em situação de calamidade social: é o que afirma o legislativo vacariense. Na sessão ordinária desta terça-feira (17), os vereadores aprovaram por unanimidade a Indicação 23/2018, elaborada pelo vereador suplente do PT, Valdecir Panisson, que sugere ao Poder Executivo decretar estado de calamidade social em Vacaria.

Panisson formalizou a Indicação por constatar que a situação da população é crítica: “Presenciamos muitas pessoas em situação de vulnerabilidade social: sem comida, sem emprego, dormindo nas ruas no inverno chuvoso e frio, sem agasalho, sem moradia, sem perspectivas”.

O vereador afirmou que é obrigação dos poderes públicos promover o equilíbrio social. Disse que é preciso vontade política para mobilizar a rede de assistência social municipal e, assim, buscar amenizar tal situação. “As pessoas que estão nessa situação não agem por si só. A sobrevivência fala mais alto do que a razão, do que a própria legalidade dos seus atos”, alerta Panisson.

CONGELAMENTO DE INVESTIMENTOS NA ÁREA SOCIAL
A situação enfrentada pelo Município, segundo Panisson, resulta da política econômica do governo federal que retirou recursos da área social, suspendendo o repasse de recursos nobres de investimentos municipais para injetar no capital especulativo.

OS TRABALHADORES QUE CHEGAM ATRAÍDOS PELA PROMESSA DE EMPREGO NA SAFRA DA MAÇÃ
Panisson disse que o cenário de vulnerabilidade social também se intensifica pela sazonalidade de trabalho em Vacaria. Muitas pessoas migram para o Município em busca de emprego, trabalho e renda. “Essa realidade municipal, de emprego sazonal gera uma questão social dramática”, afirma.

MOBILIZAÇÃO
Segundo Panisson, com o decreto de calamidade social, o Município pode mobilizar a rede de assistência social buscando amenizar o sofrimento da população em vulnerabilidade social. Pode, ainda, angariar recursos junto aos órgãos federais de promoção social. O vereador destacou que é preciso um olhar diferenciado para a realidade hoje enfrentada, e vontade política para resolvê-la.

O APOIO DO PARLAMENTO
A Indicação proposta por Panisson recebeu o voto favorável de todos os parlamentares. O vereador André Rokoski (MDB) comentou que todos os dias é procurado por pessoas pedindo moradia, trabalho, um prato de comida para dar ao filho. “A situação chega dar medo, é muita gente pedindo ajuda, estamos mesmo em situação de calamidade social”, ressaltou.

A Indicação será agora encaminhada ao Prefeito Municipal que pode acatá-la ou não.