VEREADORES E SERVIDORES PARTICIPARAM DE CURSO DE CONDUTAS VEDADAS NO PERÍODO ELEITORAL

Data de publicação

27/02/2020

Data de atualização

27/02/20 04:02:18

O curso teve o objetivo de explicar aos agentes públicos sobre ações consideradas proibidas durante as eleições

Salvar imagem

| Crédito: Taís Vargas

por Taís Vargas

Na quinta-feira (20), a Câmara Municipal realizou expediente interno para formação de servidores e vereadores sobre condutas que devem ser seguidas no ano eleitoral.

O curso foi ministrado pelo consultor jurídico e instrutor de cursos do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), Edson Menegaes Paim, que falou sobre cuidados que devem ser tomados durante o período para assegurar a igualdade entre os candidatos a eleição e a reeleição neste ano.

“O intuito do trabalho que estamos desenvolvendo é o de orientar e alertar os agentes públicos de Vacaria acerca das práticas denominadas de condutas vedadas em um ano eleitoral, de que trata a lei 9.504 de 1997, em razão das consequências que podem ser observadas na prática destas condutas que muitas vezes podem ocorrer de forma involuntária por parte dos servidores”, salienta Edson.

Edson destaca ainda algumas condutas proibidas, como utilizar da estrutura e equipamentos de um órgão público para realizar campanha ou o uso de material institucional para destacar candidato específico. Ele ainda salienta que a comunicação realizada principalmente neste período, tanto pela comunicação institucional quanto pelos gabinetes, deve ter o objetivo de informar o cidadão e não o eleitor.

O presidente do legislativo vereador Joaquim Boeira de Vargas (MDB) comentou sobre a formação. “Este curso que estamos realizando é importantíssimo para que todos os servidores saibam das proibições do uso do ambiente da Câmara ou de funcionários fora da instituição, mas em horário de expediente, para que não hajam problemas com a justiça, tanto eleitoral como civil.

Durante as eleições todo candidato independente de primeiro ou segundo mandato não pode usufruir de benefícios maiores ou melhores do que os demais para conquistar a eleição e se cometer algum ato considerado proibido será passível de processo pela justiça eleitoral acarretando em anulação de sua candidatura ou cassação de seu mandato se já eleito.


 

Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces