CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO A IVANOR JOSÉ BORTOLOTTO

14/02/2023

15/03/23 03:27:35

Fruticultor recebeu homenagem em sessão solene nesta terça (14)

Na noite desta terça-feira (14), foi realizada sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores. Foi concedido o título de cidadão emérito de Vacaria ao produtor rural e fruticultor Ivanor José Bortolotto pelos serviços prestados à comunidade vacariense.

O projeto foi de autoria do vereador Aldo da Silva (PSDB), que justificou a homenagem:

- É uma homenagem merecida pelo legado que ele traz de humildade, de força, de persistência, onde, através da enxada, [Ivanor] conseguiu montar um patrimônio grande e criar uma família maravilhosa.

Ao lado da sua esposa, Benta Bernardi Bortolotto, o fruticultor demonstrou humildade, emoção e uma pitada de humor nos agradecimentos:

- É muita despesa para um simples peão [risos], ainda que eu tenha com quem repartir [as homenagens]: com os amigos, com a esposa, com a família, com os filhos que estão aqui, com as filhas que estão em Caxias [do Sul], mas é muita homenagem para uma pessoa só. Muito obrigado a todos - conta.

Ivanor José Bortolotto tem 72 anos de idade e é natural da Vila Segredo, 9º Distrito de Vacaria. Depois de passar a sua infância e adolescência no 8º Distrito, atualmente o município emancipado de Monte Alegre dos Campos, mora em Vacaria de maneira permanente desde 1974, quando veio para trabalhar na empresa Haras São Luiz, nas áreas de fruticultura e lavoura. Após 17 anos de trabalho na empresa e seis filhos, conseguiu adquirir seu primeiro pedaço de terra, onde investiu inicialmente na sua especialidade: o cultivo de frutas, especialmente maçãs

Aos poucos, conseguiu ampliar as suas propriedades rurais diversificar a sua produção, tornando-se apicultor, e também passando a produzir queijos, salames, ovos e hortigranjeiros em geral, comercializados em supermercados locais e também na feira municipal do agricultor.

Posteriormente se interessou pelo cultivo de pequenas frutas, especificamente mirtilos, vendo como uma oportunidade para melhorar sua renda em uma pequena área de terra. Ivanor acredita este ter sido o grande marco na sua trajetória, quando parou de trabalhar como empregado e passou a se manter apenas com sua atividade. Atualmente, junto com os filhos, esposa e colaboração de funcionários, produz comercialmente maçãs e pequenas frutas, que são comercializadas nas mais diversas regiões do país e contribuem para o crescimento da comunidade.