REPASSE DE R$ 1,3 MILHÃO APROVADO PELA CÂMARA IRÁ FINALIZAR ASFALTO AO INSTITUTO FEDERAL

18/04/24 05:10:31

Trecho de 1,9 quilômetros entre a BR 285 e o Instituto Federal será finalizado nos próximos dias

As sessões ordinárias de segunda e terça-feira (15 e 16) na Câmara nesta aprovaram, ao todo, seis projetos. Uma das proposições de maior impacto aprovou um crédito especial no orçamento no valor de R$ 1,3 milhão. A maior parte do valor será utilizada para asfaltar o trecho de 1,9 quilômetro de estrada de chão que separam a BR 285 do Instituto Federal de Vacaria e de empresas instaladas na região.

Com contrapartida de R$ 400 mil vindas de uma emenda parlamentar, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já iniciou os trabalhos e está na fase de colocação da base para a camada asfáltica. Segundo o secretário da pasta, Marcelo Gonçalves da Silva, a finalização dos trabalhos deve ser breve, concluindo uma promessa do Executivo Municipal de asfaltar o trecho até o final de 2024.

“Aqui na estrada do Instituto Federal, essas obras que são mais no interior, digamos assim, exigem mais material, um material mais reforçado, pra ter uma durabilidade maior da obra. É diferente dos bairros, onde a estrada já está bem compactada, e não tem esse problema de chuva, de mau tempo que danificam as estradas” - apontou Marcelo. “Nesse caso aqui, teve que ser uma obra bem estruturada na base pra não ter problema futuro no asfalto” - completa.

Outro projeto que destinou recursos foi um repasse de R$ 11,9 mil que serão utilizados na compra da licença anual dos programas Sketchup Pro e Enscape, softwares de engenharia a serem utilizados pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo.

CÂMARA AUTORIZA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE 38 PROFISSIONAIS

Quatro projetos aprovados nas sessões de segunda e terça envolveram contratações temporárias de profissionais. Um projeto de lei complementar estendeu o prazo das contratações temporárias de 6 meses, prorrogáveis por mais 6 meses, para 1 ano, prorrogável por mais um.

Os outros três projetos autorizaram, no total, a contratação temporária de 38 profissionais já no novo período de contratação estipulado. 22 dessas vagas são para atendentes de creche, cujo vencimento básico é de R$ 1.353,45. Os profissionais serão destinados para 10 escolas do município: Cecy Sá Brito, Ceny Paim Mezari, Professora Clotilde Soares Ferreira, Irmã Delma Gema Gotardo, Hildo Parizotto, Irineu Luiz Chilanti, João Alberto Paim Borges, Lenyr Casagrande Tonela, Synval Guazelli e Escola Irmã Toffoli.

Ainda na área da educação, foram autorizadas 14 contratações temporárias para professores: nove para a educação infantil e cinco para o ensino fundamental. O vencimento básico do cargo é de R$ 1.585,27 para 20 horas semanais. Os professores serão distribuídos para as seguintes escolas:
  • Na educação infantil: 2 (dois) profissionais para a Escola Irmã Toffoli, 2 (dois) para a Professor Mathias Claro de Lima, 1 (um) para a Irineu Luiz Chilanti, 1 (um) para a Irmã Delma Gema Gotardo, 1 (um) para a escola Cecy Sá Brito e 2 (dois) para a Ceny Paim Mezari;
  • No ensino fundamental: 4 (quatro) professores temporários a Escola de Ensino Fundamental General Osório e 1 (um) para a Escola Nabor Moura de Azevedo.
Outras duas contratações temporárias foram autorizadas para o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) para o cargo de visitador. O vencimento básico do cargo é de R$ 1.778,54.

MOÇÃO DE APOIO PEDE VALORIZAÇÃO DE CARREIRAS PROFISSIONAIS

O vereador Fabiano Vacaria (União Brasil) trouxe à sessão uma moção de apoio à reestruturação do regime jurídico de categorias profissionais do estado do Rio Grande do Sul. São categorias de ensino médio, ensino técnico profissionalizante na área agrícola, além de técnicos em viticultura (cultivo de uvas) e enologia (produção de vinho). O presidente da Associação dos Agentes de Fiscalização Agropecuária do Rio Grande do Sul (AGEFA), Marcos Paulo Prediger, esteve presente na sessão representando a categoria.

“Venho a essa casa pedir o apoio a estes profissionais. Que sejam lembrados na reestruturação do governo do estado pra que não sejam esquecidos” - citou o presidente a AGEFA, que também relatou a sua trajetória profissional e todas as atribuições que a categoria trabalha. “Justifico a presente moção de apoio por entender a importância crucial para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do nosso estado. Os técnicos agrícolas, os técnicos em viticultura e técnicos em enologia desempenham um papel fundamental na promoção da produtividade, na melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e no avanço tecnológico do setor” - apontou Fabiano, autor da moção.