SESSÃO ORDINÁRIA HOMENAGEIA PROJETO LAPIDANDO TENISTAS

08/02/24 10:43:14

Projeto conquistou o título do circuito gaúcho de tênis, tornando-se a primeira equipe fora da capital a faturar o torneio

A sessão ordinária desta segunda-feira (4) contou com Grande Expediente em homenagem ao projeto Lapidando Tenistas. O projeto reúne centenas de crianças do município na prática esportiva da modalidade e celebrou no último domingo o título gaúcho no circuito estadual de tênis. A autora da homenagem foi a vereadora Deise Montanari (PSDB): “A conquista não acontece apenas por acaso - é com muito trabalho, dedicação, perseverança, aprendizado, estudo e amor pelo que se está dedicando a realizar” - afirmou.

“O principal objetivo do projeto Lapidando Cidadãos - e eu acho que é isso que o esporte mais traz ao envolvido com o esporte - é uma esperança, é um futuro, um objetivo, um sonho” - relatou Luiz Augusto Gonçalves da Costa, um dos idealizadores do projeto. Greice Pratavieira, outra idealizadora e mãe de um dos atletas do projeto, citou que o Lapidando Tenistas “é muito mais do que preparar os atletas para o esporte. Ele vem preparando cidadãos para encarar a vida”.

Mateus Victorino Vargas, coordenador do projeto, sempre afirmou demonstrar confiança no potencial dos atletas, mas ele próprio diz se surpreender com o estágio avançado que o Lapidando Tenistas atingiu: “Eu tinha convicção de que, quando eu vim pra cá, nós colocaríamos Vacaria no cenário e no mapa do tênis gaúcho. Só que, dois anos depois, ele não está apenas no mapa, como já atingimos o topo do estado. E vamos em busca do Brasil”.

Sessão aprova 14 projetos

A antepenúltima sessão ordinária do ano teve 13 projetos do Poder Executivo e um do Legislativo. Seis projetos envolveram concessões de terrenos:

- 1,3 mil metros quadrados à FMI Manutenção Industrial, no ramo de máquinas de classificação hortifruti;
- 4 mil metros quadrados à Rodaros Indústria de Rodas;
- 2,8 mil metros quadrados à empresa Adonir da Silva Santos, no ramo de preparação de terrenos e obras de terraplanagem;
- 964 metros quadrados à Elecom Automação e Comércio de Materiais Elétricos e Telecomunicações;
- 180 metros quadrados à Arte Comércio e Fabricação de Placas Nossa Senhora da Oliveira;
- E 240 metros quadrados à Inovoplac, empresa do ramo de placas de veículos.

Dois projetos autorizaram a contratação temporária de profissionais: um turismólogo para a secretaria municipal de turismo e uma atendente de creche para as escolas de educação infantil.

Três projetos autorizaram repasses, dois deles para a secretaria de agricultura e meio ambiente: R$ 12 mil serão usados na compra de equipamentos e R$ 25 mil para a compra de lixeiras e melhorias nas instalações da Secretaria. O outro repasse destina R$ 28 mil para cumprir a destinação obrigatória de 5% para a contratação de serviços de divulgação pela secretaria de cultura e turismo.

O município também autorizou a venda de 49 casas para serem compradas por pessoas no município que preencham os requisitos para fazer parte do programa Minha Casa, Minha Vida. As moradias vêm para reduzir o déficit habitacional na cidade. Segundo a secretaria de habitação e regularização fundiária, o município conta com 746 inscritos na fila de espera para recebimento dos benefícios.

Foi alterada também a contrapartida da empresa Rodoplast em projeto de lei anterior. A empresa agora está encarregada de realizar as reformas e adequações do CEMAX até os primeiros meses de 2024. O prédio irá receber novos cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Dos vereadores, Pingo Rezende (Progressistas) trouxe projeto que concede o título de cidadão honorário de Vacaria ao jornalista Giovani Grizotti. A homenagem está prevista para o dia 2 de fevereiro de 2024, véspera da abertura do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria.

Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.