Até o dia 31 de dezembro é possível doar até 6% do imposto por pessoa física e até 1% por pessoa jurídica
A destinação de parte do Imposto de Renda para o fortalecimento de entidades sociais foi o tema da Tribuna Livre da sessão ordinária desta semana na Câmara de Vereadores. A explanação foi conduzida pela presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Cristiane Siota, e pelo presidente da Associação Beneficente Santa Isabel, Daltro Acyoli.
Durante sua fala, Cristiane explicou como pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do imposto devido aos Fundos Municipais da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente, sem custos adicionais ao contribuinte. Segundo ela, até o dia 31 de dezembro é possível doar até 6% do imposto por pessoa física e até 1% por pessoa jurídica, com a vantagem de direcionar os recursos diretamente para instituições locais.“Essa doação não representa um valor a mais que a pessoa paga. É um recurso que, ao invés de ir para o governo federal, permanece no município e se transforma em ações para idosos, crianças e adolescentes”, destacou. Cristiane também detalhou que as doações podem ser feitas via PIX, transferência bancária ou boleto emitido pelo Conselho, com posterior emissão de recibo válido para a declaração.
A presidente do Conselho explicou ainda que, atualmente, o ILPI Santa Isabel é a única instituição devidamente cadastrada para receber recursos do Fundo do Idoso no município, reforçando a importância da destinação antecipada para possibilitar o direcionamento direto à entidade.
Na sequência, o presidente da Associação Beneficente Santa Isabel, Daltro Acyoli, apresentou um panorama financeiro da instituição e a relevância dos recursos oriundos do Imposto de Renda para a sua manutenção. De acordo com ele, cerca de 31% das despesas da Casa são custeadas por meio do Fundo do Idoso, além de projetos específicos, parcerias e repasses do poder público.
Atualmente, segundo Accioly, a entidade abriga aproximadamente 50 idosos e enfrenta custos mensais elevados com alimentação, medicação, cuidados especializados e equipe multiprofissional. “Manter um idoso hoje custa entre dois e três salários mínimos por mês, dependendo do grau de dependência. Os recursos públicos ainda são insuficientes para cobrir todas as despesas”, alertou.
O presidente também destacou que parte dos recursos vem de convênios com a Prefeitura, de projetos específicos e de doações, mas reforçou a necessidade de ampliar a participação da comunidade e das empresas locais na destinação do Imposto de Renda. “Ainda são poucas as empresas que fazem esse tipo de contribuição em Vacaria, e existe um potencial enorme que precisa ser melhor explorado”, afirmou.
O presidente da Câmara vereador Edimar Biazzi anunciou que apoiará a divulgação da campanha nos próximos dias, por meio dos espaços institucionais de comunicação, incentivando que mais contribuintes façam a destinação dos recursos dentro do prazo legal.
Interessados podem buscar orientação junto ao Conselho Municipal da Pessoa Idosa ou diretamente com a ILPI Santa Isabel para realizar a doação dentro do prazo legal. Os contatos são 9 9616- 3334 ou 3231 1830.