VEREADORES APROVAM CRIAÇÃO DO PROJETO VEREADOR MIRIM POR UM DIA

O projeto é voltado a alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental

| Crédito: Giana Pontalti

por Taís Vargas

Na sessão ordinária desta terça-feira (05), foi aprovado o Projeto de lei substitutivo nº01/2019 de autoria da vereadora Selmari Etelvina Souza da Silva(PT). O Projeto é uma substituição a resolução legislativa nº08/2018 que cria o “Câmara Mirim”.

O substitutivo altera o nome do Projeto que passa a ser denominado de “Vereador Mirim por um dia”. A proposta é voltada a alunos do ensino fundamental do município e visa promover a interação entre a Câmara Municipal e a rede municipal de ensino.

Podem candidatar-se a vereador mirim alunos do 5º ao 9º ano, que possuam no máximo 15 anos e estejam com a frequência mínima exigida pela escola. As inscrições serão realizadas primeiramente na escola após data divulgada e posteriormente a direção fará a inscrição dos alunos na Câmara Municipal de Vacaria.

Serão escolhidas 15 crianças que assumirão a vaga de vereador mirim e mais cinco que assumem a vaga de suplentes. A sessão simulada  transmitida ao vivo pela TV Câmara, acontecerá em data previamente marcada em que os vereadores mirins apresentarão seus projetos, debaterão e votarão suas propostas. Os Projetos aprovados no final da sessão serão encaminhados a mesa diretora da casa como sugestões.

Segundo a vereadora proponente Selmari sua proposição surge das visitas guiadas que as crianças fazem ao legislativo e das dúvidas que trazem aos vereadores. O objetivo é não só de proporcionar maior conhecimento da rotina dos vereadores e do legislativo, mas sim oportunizar que os alunos tragam propostas e soluções para nossa cidade.

O legislativo vacariense também possui dois projetos em que a comunidade pode participar como vereador por um dia, são eles:

VEREADOR IDOSO POR UM DIA

O projeto foi idealizado pela vereadora Vanesa de Almeida Boeira (PSDB) e possui o objetivo de ampliar a participação das pessoas com mais de 60 anos no legislativo. A primeira edição do projeto foi realizada em novembro do ano passado. Confira mais aqui

VEREADOR POR UM DIA

O projeto foi idealizado pelo vereador Osvaldo Grigolo Jr. (PSB) que trouxe a proposta de jovens estudantes como vereadores por um dia de volta ao legislativo após 10 anos de sua primeira edição e que também possui o objetivo de proporcionar aos jovens o conhecimento da rotina político parlamentar. Confira mais aqui.