VEREADORES

Você está em : Inicial | Vereadores | CLARICE BRUSTOLIN

Requerimento 02/2022

Requerimento solicitando a realização de Sessão Solene em homenagem a E.M.E.F. Pedro Álvares Cabral, pelos seus 70 anos de fundação e de serviços prestados a Comunidade Vacariense.


 




         A comunidade da Vila Bolo Frito, hoje Bairro Petrópolis, teve a iniciativa de realizar fandangos em suas residências com a finalidade de reunir os moradores para momentos de lazer. Destes encontros originou-se a ideia de reunir crianças formando uma pequena escola que funcionaria na sala de baile de uma das residências.


        Em 05 de março 1952 as aulas iniciavam na residência do Sr. Francisco Rodrigues De Campos, sendo a senhora Vanda Fonseca a primeira professora . Em 1959 o número de alunos cresceu, a Prefeitura adquiriu terreno para construção da Escola que foi denominada Escola Municipal Pedro Álvares Cabral, sob a direção da professora Iracema Therezinha Fiorelo que trabalhava com um grupo de quatro professores, localizada onde atualmente se encontra a Loja Maçônica Perseverança, na rua Sergipe.


        A população do bairro foi crescendo. A administração municipal da época adquiriu um terreno amplo para a construção de um prédio com maior número de salas de aula na rua Marco Aurélio, 415.


        Em 23 de setembro de1979 inaugurou-se o novo prédio escolar, com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito Enore Ângelo Mezzari, da Secretária Municipal de Educação Senhora Lélia Broglio, professores convidados e comunidade escolar; sob direção da professora Geni Lúcia Migliorini Minella.


        Em 1983 a Escola passou a chamar-se Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Pedro Álvares Cabral, com turmas da Pré-Escola à 5ª série.


Em 1997 a escola recebeu uma nova denominação: Escola Municipal de 1º Grau Pedro Álvares Cabral, passando a atender alunos da Pré-Escola à 8ª série.


       Em 2000, a Escola recebeu a denominação atual: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral.


A contar de janeiro de 2022, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral tem à frente a equipe gestora formada por:





Diretora: Milene Boeira Lourenço Paim


Vice-Diretores: professoras Marli Vargas de Lemos (M) e Silvana Longhi (T).


Supervisoras: professoras Liliane Aparecida de Lima Manske (M) e Paula De Rossi Zanotto (T).





      Conta também com 36 professores com matrículas distribuídas nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, na sua maioria com Graduação, Especialização e Mestrado nas diferentes áreas de ensino, assim como duas Agentes Administrativos Auxiliares, desempenhando as funções na secretaria. Para a conservação do prédio, dispõe de 9 funcionários para limpeza e preparo das refeições.


       Em 07 de julho de 2006 houve a entrega das novas instalações da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Álvares Cabral na rua Marco Aurélio, 191, com espaço físico amplo, arejado, com 17 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, refeitório, sala de recursos, sala de vídeo, sala administrativa, biblioteca, pátio coberto, quadra poliesportiva e dependências para funcionários.


        O corpo de alunos atendido concentra-se próximo à Escola, arredores e do meio rural, estes vindas por meio do transporte escolar oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, abrangendo nível sócio-econômico baixo e médio. Durante o ano letivo recebem-se alunos vindos da fronteira oeste do estado do RS devido a oportunidade de emprego nas safras da maçã e do moranguinho.


       A comunidade escolar, na sua maioria, desenvolve atividades como prestação de serviços temporários (safras), autônomos comércio em geral funcionários públicos. Quando à infraestrutura a comunidade recebe saneamento de água, luz, esgoto, telefonia e ruas pavimentadas. Oitenta por cento das casas são mistas (alvenaria e madeira). O bairro possuí acesso ao transporte coletivo urbano, postos de saúde, salão comunitário, ginásio de esportes, posto da Guarda Municipal, Estação Rodoviária, farmácias, supermercados , padarias, videolocadoras, lojas de vestuário, material de construção e de conveniências, postos autorizados para pagamentos de contas, banco, loja de produtos de limpeza, loja de produtos orgânicos, academia, agropecuária e floricultura.


      A Escola participa de diversas atividades durante o ano letivo, como o JERGS, Olimpíadas de Matemática, 23 em Dança, Concurso Farroupilha Municipal do Peão e da Prenda, entre outros.


Compartilhar

ATENDIMENTO AO PÚBLICO: Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.

INFORMAÇÕES

54 3232-1003 | 3232-4444
camara@camaravacaria.rs.gov.br

Rua Júlio de Castilhos, 1302
Centro - Vacaria/RS
CEP: 95200-040

SIGA-NOS

Este site é mantido pelo Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal de Vacaria | site desenvolvido por Six interfaces